Ação integrada, que ocorreu neste sábado (29) também prendeu receptador armado / Foto: Divulgação/PCRR /
A PCRR (Polícia Civil de Roraima), em uma ação conjunta entre as Delegacias de Caracaraí, Iracema e o GRT (Grupo de Resposta Tática), cumpriu três mandados de busca e apreensão expedidos pela comarca de Mucajaí em três fazendas, localizadas no município de Iracema.
Na ação, ocorrida neste sábado, dia 29, foi desarticulada uma associação criminosa responsável por furtar e receptar insumos agrícolas na região do Apuruí, no município de Caracaraí.
A operação resultou na prisão em flagrante de D. E. M. S., de 58 anos, além da recuperação de grande quantidade de sal mineral e ração bovina desviados de uma fazenda.
Segundo o delegado titular de Caracaraí, Bruno Gabriel Bezerra Costa, que coordenou a ação ao lado da delegada adjunta Ariane Zanette Ferreira Herculano e da delegada titular de Iracema, Suébia Cardoso, as investigações começaram após a denúncia de um produtor rural vítima de furto qualificado mediante abuso de confiança.
Durante o trabalho investigativo, foram realizadas inúmeras diligências ao longo de todo o dia, envolvendo deslocamentos e verificações simultâneas nas áreas rurais dos municípios, até que as equipes reuniram elementos suficientes para o cumprimento dos mandados.
Conforme as investigações, um funcionário da fazenda, identificado como E. F. S., conhecido como “Gordo”, desviava sistematicamente sacas de sal proteinado e ração bovina, utilizando veículos de terceiros para transportar o material até receptadores da região.
Segundo o delegado, parte dos insumos era entregue a A. E. P. N., conhecido como “Buchudo”, apontado como responsável pela articulação financeira da revenda dos produtos furtados.
Com o avanço da investigação, as equipes cumpriram mandados de busca e apreensão expedidos pela Comarca de Mucajaí e se deslocaram até a Vicinal 05, na zona rural de Iracema, onde localizaram D. E. M. S., conhecido como “Baiano”.
No imóvel, os policiais encontraram uma espingarda calibre 20 escondida sob a cama, além de diversas sacas de ração e sal mineral das marcas Potensal e Connan, reconhecidas pela vítima como parte da carga furtada.
Durante o interrogatório, o suspeito admitiu que mantinha a arma e afirmou ter recebido os insumos repassados pelo funcionário investigado, mesmo sabendo que pertenciam à fazenda lesada.
Todo o material recuperado foi restituído ao proprietário. Já D. E. M. S. foi conduzido à Delegacia de Iracema e autuado pelos crimes de posse irregular de arma de fogo e receptação.
"A PCRR mantém as diligências para identificar e responsabilizar todos os integrantes da associação criminosa, incluindo o funcionário infiel e os demais receptadores envolvidos no esquema", disse o delegado.
O homem preso foi apresentado neste domingo, dia 30, na Audiência de Custódia.
DA REDAÇÃO

