Podem participar psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e profissionais do Direito / Imagem: Nucri/TJRR /
O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) está promovendo um levantamento público de profissionais interessados em atuar como Entrevistadores Forenses, com base no Protocolo Brasileiro de Entrevista Forense (PBEF). A ação visa mapear psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e profissionais do Direito que tenham interesse em atuar com o Depoimento Especial no Judiciário.
A iniciativa não se trata de um processo seletivo, mas de uma etapa importante para o planejamento de ações futuras, incluindo formações voltadas à aplicação adequada do PBEF, que orienta a necessidade de qualificação da escuta de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, em conformidade com a Lei n. 13.431/2017.
O formulário de interesse está disponível para preenchimento online, e o TJRR destaca a importância de alcançar também profissionais que atuam no interior do estado, fortalecendo a capilaridade da rede de proteção.
O Depoimento Especial é um procedimento essencial para garantir a proteção dos direitos infantojuvenis e evitar a revitimização de crianças e adolescentes em processos judiciais, diferenciando-se da Escuta Qualificada, realizada por outros profissionais da rede de proteção. Por isso, o mapeamento de profissionais capacitados ou com interesse em formação é parte estratégica da política de atenção a esse público no sistema de Justiça.
- Para participar, basta acessar o link: https://forms.gle/cwRTYT9AX4E9Vk6A8
FONTE: PORTAL TJRR