Encerramento do módulo intermediário ocorreu na sexta-feira (17), com apresentações e dinâmicas realizadas pelos próprios alunos / Foto: Jader Souza /
Aprender Libras é abrir portas para a inclusão, a comunicação e novas oportunidades no mercado de trabalho. Nesta sexta-feira (17), a Escola do Legislativo de Roraima (Escolegis) encerrou a turma do módulo intermediário do curso de Língua Brasileira de Sinais com apresentações e dinâmicas realizadas pelos próprios alunos, e inicia o módulo avançado nesta segunda-feira (20).
De acordo com a diretora da instituição, Lene Matos, a procura pela disciplina é constante. “Sempre que abrimos uma turma, o resultado é um sucesso. Sabemos que o nosso estado é carente nessa área, e as pessoas enxergam na Escolegis uma oportunidade de aprendizado”, afirmou.
Lene destacou ainda que muitos alunos buscam o curso para se comunicar com familiares com deficiência auditiva. “Aqui, eles aprendem não apenas a interagir com seus parentes, mas também a atuar no mercado de trabalho. Todas as pessoas merecem inclusão, e a Libras dá voz a elas”, completou.
Oportunidades que transformam
Durante uma consulta ao oftalmologista, a assistente administrativa Luciana Soares descobriu uma doença hereditária que, com o tempo, resultará na perda total da visão. Ela contou que buscou o curso como forma de se preparar para o futuro e, ao mesmo tempo, auxiliar os surdos-mudos atendidos em seu local de trabalho.
“Procurei o curso pensando em continuar atuando profissionalmente, já que perderei a visão em breve. Com Libras, poderei escutar e traduzir. No momento, já consigo ajudar os assistidos com deficiência que precisam de apoio com documentação”, explicou. Ela acrescentou que o aprendizado despertou o desejo de prestar vestibular para o curso de Libras na UFRR.
Já a jovem Anna Beatriz Mangabeira, de 15 anos, encontrou na língua de sinais uma forma de reduzir as barreiras de comunicação entre crianças e adolescentes de sua igreja.
“Sempre via algumas crianças com deficiência tentando interagir, mas sem sucesso. Agora, sabendo Libras, posso ajudá-las”, contou. Para a estudante, o curso também serviu como uma válvula de escape da rotina e trouxe aprendizados que levará para a vida toda.
Ensino dinâmico
A professora Cláudia Borges destacou que as aulas foram conduzidas de forma prática e interativa, com o objetivo de promover o uso real da língua.
“Sou uma professora bem dinâmica e inseri os alunos no cotidiano da comunidade surda, para que conversassem com quem já domina a língua. É na prática constante que se adquire fluência. Hoje, eles me surpreenderam — já conseguem manter uma boa conversação com pessoas surdas”, comemorou.
Módulo avançado e novas oportunidades
O curso segue para o módulo avançado a partir desta segunda-feira (20), das 14h às 18h, com carga horária de 40 horas e 60 vagas disponíveis para alunos a partir dos 14 anos. “Será a continuidade dos módulos básico e intermediário, com aprofundamento nas dificuldades de interpretação e gestos”, concluiu Cláudia.
A Escolegis busca renovar constantemente sua grade de cursos e ampliar as oportunidades de capacitação, tanto presenciais quanto virtuais. As opções abrangem desde as áreas administrativa, de saúde e educação até empreendedorismo e beleza.
Em Boa Vista, a unidade está localizada na Avenida Venezuela, nº 1645, bairro Liberdade, e oferece aulas de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.
SUZANNE OLIVEIRA