Seis atrações locais irão dar boas-vindas à edição boa-vistense do festival; evento é gratuito, mas interessados devem confirmar presença / Foto: Diane Sampaio /
O Festival dos Povos da Floresta terá nesta quinta-feira (21), a partir das 19h, no Marupiara Cultural, uma programação especial que servirá ao público um aperitivo da programação oficial do projeto itinerante, que celebra e reafirma a potência criativa e a diversidade da Amazônia.
O “Esquenta” dará boas-vindas à edição boa-vistense do festival com seis atrações locais:
· Daya Roraima (19h30);
· DJ Caboco Beats (20h);
· Ecos dos Tambores Venezuelanos (20h50);
· Guy-Bras-Ven (21h);
· Ana Lu (22h); e
· Bodó Valorizado (23h).
A entrada é gratuita, mas os interessados devem confirmar presença pelo link do evento no site Sympla.
O festival
O festival começa oficialmente nessa sexta-feira (22) e segue até a próxima quinta (28), no Teatro Municipal. Nesse período, o evento terá atividades gratuitas como atrações musicais, exposições, oficinas de vídeo e fotografia com celular, rodas de conversa temáticas e vivências culturais. A proposta é promover o encontro entre tradição e contemporaneidade, estimulando o reconhecimento da Amazônia como território de criação, inovação e resistência cultural.
Idealizado pela Rioterra e apresentado pela Petrobras por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, o projeto promove o encontro entre tradição e contemporaneidade, e ainda fomenta um espaço de visibilidade nacional para os povos da Amazônia.
Sobre a Petrobras e a parceria
A Petrobras apresenta o Festival dos Povos da Floresta reafirmando seu compromisso com a cultura brasileira e com a valorização das múltiplas identidades que compõem o país.
O patrocínio à iniciativa integra um amplo programa de apoio à cultura popular, como o Festival de Parintins e as festas juninas do Nordeste, promovendo o fortalecimento de expressões artísticas e tradicionais. Por meio dessa parceria, a Petrobras reconhece a cultura como força de identidade, inclusão e transformação.
Sobre a Rioterra
A Rioterra - Centro de Inovação da Amazônia é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e uma Instituição de Inovação, Ciência e Tecnologia (IICT) fundada em 1999.
Atua no desenvolvimento de projetos que aliam conhecimento, sustentabilidade e inclusão social, contribuindo para o fortalecimento de comunidades e o desenvolvimento territorial da Amazônia.
O Festival dos Povos da Floresta marca a criação do seu braço cultural, ampliando a atuação da instituição no campo das artes e da cultura.
FELIPE MEDEIROS e LUCAS LUCKEZIE