Parlamentares participaram da solenidade que destacaram parceria entre Assembleia Legislativa e o Tribunal de Contas de Roraima / Foto: Nonato Sousa /
A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) participou, nesta terça-feira (1º), da Sessão Especial do Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR), que homenageou o conselheiro Manoel Dantas Dias pelos 27 anos de contribuição à Corte. O evento ocorreu no auditório do Fórum Advogado Sobral Pinto e reuniu autoridades dos três Poderes, familiares e amigos do homenageado.
A atuação de Manoel Dantas na história recente de Roraima foi lembrada pelo deputado Marcos Jorge (Republicanos), representando a Mesa Diretora do Poder Legislativo.
“Quando falamos do trabalho do conselheiro Dantas, falamos de um legado de dedicação, de equilíbrio, de prestação de serviço à sociedade roraimense. São muitos anos dedicados a servir, seja como contador, seja como conselheiro do TCE. Ele sempre atuou com atenção, responsabilidade e cuidado com o erário. Não poderíamos deixar de estar aqui prestigiando um homem que dedicou toda a sua vida ao serviço público”, pontuou Jorge.
A solenidade celebrou a trajetória profissional de Dantas que, conforme autoridades e amigos do homenageado, foi marcada pelo compromisso com a legalidade, zelo pelo dinheiro público e pelo fortalecimento das instituições. O momento ficou ainda mais especial com a apresentação do grupo de coral dos servidores do TCE-RR, projeto idealizado por Dantas e que entoou canções clássicas de Roberto Carlos.
Durante o discurso, o conselheiro Manoel Dantas fez um balanço emocionado da trajetória no TCE-RR e destacou o simbolismo da homenagem. “Tive muitas surpresas e a emoção realmente ficou muito elevada. Os depoimentos refletem o legado que estou deixando, especialmente no convívio, ao equilibrar o técnico com o humano. O ponto alto das homenagens foi o coral, um trabalho meu que foi resgatado com os antigos coralistas. Foi muito emocionante e me senti muito prestigiado”, confessou Dantas.
O presidente do TCE-RR, conselheiro Brito Bezerra, enalteceu o percurso profissional de Dantas e agradeceu pela contribuição ao Tribunal e ao Estado.
“Manoel Dantas Dias tem uma história bonita de muitas lutas, pois são 27 anos na Corte, o que é motivo de orgulho. Hoje o homenageamos por ter cumprido essa missão com excelência. Tenho certeza de que um novo ciclo se abrirá para essa pessoa ativa, inteligente e comprometida, que continuará contribuindo com o nosso Estado”, avaliou o presidente.
A solenidade teve a presença ainda do governador de Roraima, Antônio Denarium (Progressistas), do vice-presidente do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), desembargador Almiro Padilha, e do prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB).
Parlamento reconhece legado de Dantas
A presença do Parlamento Estadual na homenagem ao conselheiro Manoel Dantas reforça a parceria entre a ALE-RR e o TCE-RR no controle e fiscalização das contas públicas. Para o deputado e corregedor Dr. Cláudio Cirurgião (União), o trabalho do conselheiro foi essencial para garantir a legalidade dos investimentos públicos.
“A atuação dele no TCE assegurou que os recursos aprovados pela Assembleia chegassem à população, com legalidade e transparência. É uma Corte essencial para o bom funcionamento do nosso Estado”, afirmou o deputado.
O deputado Coronel Chagas (PRTB) destacou o perfil conciliador do homenageado e importância estratégica dele para a governabilidade em diferentes gestões. “O conselheiro Dantas sempre teve uma atuação firme e orientadora junto aos jurisdicionados. Diversos governadores e chefes de Poderes recorreram a ele em momentos delicados, buscando conciliação e equilíbrio, sendo essa contribuição decisiva para o desenvolvimento do Estado”, considerou.
A deputada Catarina Guerra (União) lembrou da própria passagem como servidora do TCE-RR e a convivência com o conselheiro. “Tive a honra de conhecer e conviver com o conselheiro Dantas enquanto servidora do Tribunal. Hoje, como deputada, reconheço ainda mais a grandeza da trajetória e a importância dessa relação entre o Legislativo e o Tribunal de Contas. É uma homenagem merecida a alguém que dedicou quase três décadas ao serviço público com competência e humanidade”, justificou a parlamentar.
ANDERSON CALDAS