CONEXÃO DE RUA: Alunos de breakdance do CCJuv se preparam para competir em batalha da dança durante evento cultural

Encontro ocorre nos dias nos dias 24 e 25 de maio, na Praça Ayrton Senna, com atrações esportivas e musicais / Foto: Nonato Sousa /

Alunos da turma de breakdance do Centro de Convivência da Juventude (CCJuv), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), estão se preparando para participar de uma batalha de dança que integra a 8ª edição do evento cultural Conexão de Rua, que acontecerá nos dias 24 e 25 de maio, na Praça Ayrton Senna. A competição premiará os primeiros colocados com troféus e valores em dinheiro.

Thaísa Silva é uma das alunas que vai competir. Ela contou que antes praticava jiu-jítsu no CCJuv, mas acabou trocando de atividade por não se identificar com a luta. O interesse pelo breakdance surgiu há cerca de três anos, quando passou em frente à sala da modalidade, se encantou com os movimentos e foi convidada pelo professor a participar.

“Fiquei observando atentamente os passos. Nosso professor é muito extrovertido e convida quem estiver na janela a entrar. Naquele dia, aprendi alguns movimentos e, quando cheguei em casa, pesquisei sobre a dança e me interessei ainda mais. Sobre a batalha, estou tranquila, pois já participei de outras. As expectativas estão ótimas, porque todos estamos nos esforçando bastante”, relatou.

Já o aluno Vitor Thiago Barros, de 17 anos, está na modalidade há quase quatro meses. Ele também foi convidado pelo professor Lennon, que viu potencial em seus movimentos.

“Ele disse que eu levava jeito e acabei ficando, sem grandes pretensões. Mas agora peguei gosto pela dança e me identifico muito. Essa será minha primeira batalha. Estou tentando manter o pensamento positivo. Mesmo com pouco tempo de treino, estou me dedicando ao máximo e vou dar o meu melhor”, afirmou. 

O professor Lennon Lima ministra as aulas de breakdance desde que a modalidade foi incluída no CCJuv. Ele explicou como será a dinâmica da competição.

“A batalha será no formato ‘um contra um’, por eliminação. Primeiro, teremos a categoria juvenil e, depois, a avançada, com os dançarinos mais experientes. Cada competidor terá a oportunidade de mostrar talento, estilo e presença de palco, fazendo o público vibrar”, destacou.

Vinculado à cultura hip-hop, o breakdance envolve movimentos como giros, paradas de mão e cambalhotas. A modalidade exige preparo físico e dedicação. Segundo o professor, além dos benefícios físicos, a dança também contribui com o desenvolvimento emocional dos jovens.

“Muitos chegam tímidos, retraídos, e a dança ajuda a quebrar esse padrão. Com o tempo, eles se soltam, ganham confiança e passam a se expressar melhor. Além disso, conquistam um excelente condicionamento físico e mental”, ressaltou Lennon, que se disse feliz em ver os alunos representando bem a unidade.

A superintendente de Programas Especiais, Marília Pinto, ressaltou a importância da cultura hip-hop como ferramenta de transformação social.

“É uma arte rica, que expressa temas sociais relevantes. O CCJuv há algum tempo desenvolve atividades voltadas para essa cultura, como o breakdance e o K-pop. É um movimento potente, que sempre contou com o apoio do Parlamento. Para nós, é um prazer contribuir com iniciativas que mobilizam tantos jovens”, pontuou.

Inscrições abertas

A Superintendência de Programas Especiais (SPE) renova constantemente o quadro de vagas para atender a comunidade. Para se inscrever em qualquer atividade, o interessado deve comparecer ao polo de interesse, das 8h às 18h, com original e cópia do RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3×4. O polo Buritis funciona de segunda a sexta-feira, na Avenida Ataíde Teive, nº 3510.

Cultura em movimento

O ‘Conexão de Rua’ reúne diversas atrações esportivas e culturais. A edição deste ano ocorrerá nos dias 24 e 25 de maio, na Praça Ayrton Senna, na Avenida Ene Garcês. A programação inclui campeonato de basquete, apresentações de DJs, grafites, batalhas de breaking e MCs, torneios de futebol masculino e feminino (ambos com premiação em dinheiro e troféus), campeonato de skate, bike street e show da Banda Garden. 

Um dos organizadores do evento, Helton Borges, destacou o crescimento da iniciativa e está otimista com a edição deste ano.

“Acredito que esta será uma das melhores edições que já realizamos. Esperamos um grande público e que todos aproveitem bastante. É um evento para toda a família, e também uma oportunidade para despertar o interesse dos jovens pelas diversas modalidades oferecidas. E o mais importante: serão dois dias livres de drogas, pois o uso de substâncias é proibido”, enfatizou.

O MC Frank, que participa do evento desde a primeira edição, também colabora na organização e divulgação. Para ele, o encontro é uma vitrine para artistas locais.

“Esse evento já faz parte do calendário cultural do Estado. Quem participa está empolgado. Nosso objetivo é fazer o melhor nesses dois dias e proporcionar momentos de alegria para a população. Por isso, o apoio de instituições como a Assembleia Legislativa é fundamental para o fortalecimento do movimento e o sucesso do evento”, finalizou.

SUZANNE OLIVEIRA

Categoria:Política

Deixe seu Comentário