DEFENSORIA ACESSÍVEL: DPE-RR realiza Mutirão da Inclusão para pessoa com deficiência neste sábado (26)

Ação da Defensoria oferecerá diversos serviços no Prédio Cível, das 9h às 17h / Foto: Ascom/DPE-RR /
 
Centenas de pessoas são esperadas neste sábado (26) no Prédio Cível da Defensoria Pública de Roraima (DPERR), localizado na Avenida Sebastião Diniz, 1165, Centro, das 9h às 17h, próximo ao terminal de ônibus. A segunda edição do Mutirão da Inclusão reunirá diversos serviços para garantir dignidade e cidadania à Pessoa com Deficiência (PcD).  

Com o apoio de diversas instituições, a ação é voltada a PcD — incluindo pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), síndromes, doenças raras ou limitações motoras, visuais e auditivas — e busca facilitar o acesso a direitos básicos, como emissão de documentos, orientação jurídica e atendimento médico e psicossocial, tudo em um só lugar e sem burocracia.  

Entre os principais serviços estão a emissão da nova carteira de identidade, inclusive a CIPTEA — Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Para isso, é necessário apresentar documentos como RG, CPF, laudo médico com CID, comprovante de residência, tipo sanguíneo e uma foto 3x4. Também haverá orientação para solicitação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e atualização ou inclusão no CadÚnico, essencial para acessar programas sociais.  

O mutirão também contará com atendimentos médicos da rede municipal, acolhimento psicossocial e renegociação de dívidas com a Caer. Já a Roraima Energia atenderá famílias com pessoas com TEA, que podem solicitar até 65% de desconto na conta de luz por meio do programa Energia Azul, regulamentado pela Lei Municipal nº 2.671/2024.

Outro destaque será a Linha de Crédito PcD, oferecida pela Caixa Econômica Federal, destinada à aquisição de tecnologias assistivas que promovem mais autonomia e qualidade de vida.  

ESPAÇO KIDS

Enquanto os adultos resolvem pendências, as crianças poderão aproveitar um espaço acolhedor, com recreação e acompanhamento especializado. “Sabemos das dificuldades enfrentadas por muitas famílias. Por isso, pensamos em cada detalhe para tornar o ambiente acessível, calmo e seguro”, afirma o defensor público Rogenilton Ferreira, coordenador da ação.  

O mutirão conta com o apoio da Defensoria Pública da União (DPU), Instituto de Identificação, INSS, CRAS, SETRABES, Roraima Energia, Caixa Econômica Federal, Turma da Terapia Ocupacional Clarentiano, Caer e todas as associações ligadas à pessoa com deficiência.  Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp: (95) 99116-5779.

DA REDAÇÃO

Categoria:Justiça

Deixe seu Comentário