Crime de tentativa de homicídio será o caso do primeiro Júri Simulado de 2024 da Estácio

O crime ocorreu em 2022 no município do Cantá contra um jovem de aproximadamente 25 anos / Foto: Arquivo/Ascom/Estácio /

O primeiro Júri Simulado de 2024, do Centro Universitário Estácio da Amazônia, está marcado para a próxima quarta-feira (8), e terá como caso a ser julgado uma tentativa de homicídio com duas qualificadoras. O crime é de 2022 e aconteceu no município do Cantá contra um jovem de aproximadamente 25 anos.

Conforme o coordenador do Júri na Estácio, professor Bruno Caciano, a atividade é uma prática com os alunos do curso de Direito que atuam como protagonistas no julgamento de um caso real, atuando desde o papel do juiz, advogados de defesa e acusação, testemunhas e jurados.

“Os alunos simularão o julgamento de um processo verídico, apenas com a mudança dos nomes dos personagens envolvidos, por uma questão de proteção da intimidade. O evento é voltado a acadêmicos, bacharéis e profissionais do Direito. Contudo, o Júri é aberto a toda a comunidade”, completa o professor, lembrando que o evento será no auditório da Estácio, a partir das 19h.

Além da prática em si, o professor ressalta que a atividade também tem como objetivo estimular a “reflexão crítica sobre diversos temas e aprimorar a capacidade argumentativa”. “Os alunos também desenvolvem habilidades para trabalhar em grupo, organizar ideias e solucionar problemas; desenvolver a habilidade de expressão verbal e fixar conteúdos importantes das disciplinas da grade curricular dos novéis operadores das Ciências Jurídicas”, explica.

E finaliza: “A experiência em um ambiente de tribunal simulado oferece aos alunos a chance de vivenciar a dinâmica de um julgamento real, o que contribui significativamente para o seu desenvolvimento profissional. É uma oportunidade de aprendizagem avançada para os alunos, e também um evento que demonstra o compromisso da instituição em oferecer educação jurídica de qualidade”.

ALEXSANDRA SAMPAIO

Categoria:Educação

Deixe seu Comentário