ABRIL AZUL: TV Assembleia promove debate sobre autismo no podcast ‘IncluirPod’ nesta sexta-feira (19)

Interessados podem acompanhar programa ao vivo, às 15h, no canal 57.3 ou pelo YouTube (@assembleiarr) / Foto: Eduardo Andrade /
 
Para discutir temas relacionados ao desenvolvimento neurodivergente, com foco no transtorno do espectro autista (TEA), e em alusão à campanha de conscientização Abril Azul, a TV Assembleia (canal 57.3) e o canal do YouTube do Poder Legislativo roraimense (@assembleiarr) apresentam na sexta-feira (19), às 15h, o primeiro episódio do podcast “IncluirPod”, sob o comando da Superintendência de Comunicação da Casa.
 
Com a participação da jornalista Priscila Gonçalves, mãe de duas crianças atípicas, do psicólogo Wagner Costa, da presidente do Programa de Atendimento Comunitário da ALE-RR, deputada Angela Águida Portella (Progressistas), e da neuropediatra Charlote Buffi, o programa, que será mediado pela jornalista e diretora da emissora legislativa, Camila Dall’Agnol, abordará os principais obstáculos que as pessoas com TEA enfrentam no dia a dia. Isso inclui desde a dificuldade do diagnóstico até a falta de acessibilidade e o preconceito. Além disso, o programa discutirá como o Estado, especialmente o Poder Legislativo, tem atuado para ajudar as famílias de baixa renda com membros que possuem autismo.

“Vamos interagir durante uma hora no ar e responder a perguntas enviadas pelo YouTube. Teremos tanto as vivências de familiares quanto a perspectiva dos especialistas. Sabemos que ter uma criança autista em uma família com recursos é diferente de não ter condições para arcar com os custos. Portanto, o Estado precisa estar presente, mesmo que seja para fornecer informações e orientações sobre atendimento. Vamos mostrar esses caminhos também. E, quem perder a transmissão ao vivo, poderá rever no nosso canal do YouTube, ou nas reprises durante a programação da TV”, explica Camila Dall’Agnol, que também é mãe de um menino autista.

De acordo com a deputada Angela Águida Portella, que tem envolvimento pessoal e institucional com a condição por causa de um neto autista e está à frente do Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), projeto vinculado ao Programa de Atendimento Comunitário, debater a condição com a sociedade é um dos caminhos para a inclusão.

“Tenho certeza de que este debate será bastante enriquecedor. Para termos uma melhor relação com a questão do autismo, precisamos ter conhecimento, pois este gera compreensão, nos ensina como lidar com a situação e cria empatia. Assim, podemos fazer a inclusão de verdade. Este podcast será muito interessante e convido a todos para assistirem”, destaca a parlamentar.

Neurodivergente

A neurodivergência se refere a uma condição em que o funcionamento cerebral difere significativamente do que é considerado típico ou esperado. Isso abrange uma variedade de quadros neurológicos fora desse padrão convencional, como autismo, síndrome de Tourette, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e dislexia.

Abril Azul

O TEA (transtorno do espectro autista) é caracterizado como um transtorno do neurodesenvolvimento presente desde o nascimento ou no começo da infância. Pessoas com essa condição apresentam sintomas que podem comprometer, em níveis diferentes, habilidades sociais, sensoriais, de linguagem verbal ou não verbal, de autorregulação, entre outras.

Em 2007, a Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu o dia 2 de abril para celebrar a conscientização mundial sobre o TEA, e a cor azul pelo fato de ser mais prevalente em crianças do sexo masculino.

Teamarr

Os interessados em conhecer os serviços gratuitos do Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), podem procurar a sede do centro, localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

SUELLEN GURGEL

Categoria:Política

Deixe seu Comentário