DEMANDAS POPULACIONAIS: Autoridades debatem segurança pública municipal em Pacaraima

Audiência Pública proposta pelo Poderes Executivo e Legislativo do município teve participação do deputado Gabriel Picanço / Foto: Eduardo Andrade /

O deputado Gabriel Picanço (Republicanos) participou nesta sexta-feira (26) de uma audiência pública relativa à segurança pública de Pacaraima, cidade fronteiriça com a Venezuela e localizada ao norte de Roraima. O evento ocorreu na quadra esportiva Thelma Tupinambá e contou com autoridades do sistema policial das esferas municipal, estadual e federal que atuam no município.
 
Proposta pelos poderes Executivo e Legislativo de Pacaraima, a audiência debateu o plano de segurança pública municipal, tendo em vista o inchaço populacional do município ocorrido após crise humanitária venezuelana.
 
Picanço destacou que o encontro possibilitou a discussão de melhores políticas públicas para o fortalecimento da segurança na faixa de fronteira. “É fundamental que a Assembleia Legislativa escute a sociedade e participe dessa audiência com as forças de segurança do estado e do Brasil. Certamente, vamos levar as demandas e as reclamações dos munícipes para dentro do parlamento estadual”, ponderou o parlamentar.
 
O deputado federal Gabriel Mota (Republicanos) também participou do encontro. Ele destacou que o debate realizado no município fomentou a ideia de revisão da legislação federal.
 
“Ouvimos a demanda da população e de todas as autoridades do município, com o intuito de elaborar um projeto de lei para mudar a Lei da Imigração. Percebemos que a população está revoltada e, como parlamentar, vou prestar total apoio à Pacaraima e ao Estado de Roraima”, disse Mota.
 
Simeão Peixoto, vice-prefeito de Pacaraima, informou como o evento foi idealizado. “A população fez um requerimento para Câmara, solicitando uma audiência pública na área da segurança. A proposta foi levada à Prefeitura e, em conjunto, convidamos as autoridades do sistema policial para subsidiar os nossos trabalhos”, argumentou.
 
O arqueólogo Ari Silva é paulistano, mas mora no município desde 1994. Ele espera que a audiência pública renda bons resultados para o crescimento seguro da cidade. “A população de Pacaraima não aguenta mais tanta insegurança. Por isso, espero que tudo que foi discutido e prometido seja realmente efetivado”, cobrou o morador.
 
Responsável pela Polícia Militar em Pacaraima, o Tenente Coronel Magno destacou que são as reuniões com participação popular que contribuem para o desenvolvimento das forças policiais.
 
“A audiência pública é o mecanismo de participação democrática da comunidade. Sendo assim, a gente agradece o convite para contribuir nesse evento, porque é por meio das críticas e dos elogios da sociedade que vamos conseguir evoluir o trabalho da Polícia Militar”, enfatizou.

ANDERSON CALDAS
Categoria:Política

Deixe seu Comentário