MAIO AMARELO: Ação educativa sobre vagas especiais em estacionamentos reúne idosos do Cras São Francisco

Ação aconteceu no Roraima Garden Shopping, onde neste sábado, 20, ocorre das 15h às 21h a emissão de credenciais para as vagas especiais / Foto: Jonathas Oliveira /

A campanha Maio Amarelo segue intensa em diversos pontos da capital, envolvendo pessoas de todas as idades. E nesta sexta-feira, 19, foi a vez de idosos integrantes do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) São Francisco participarem de uma ação para sensibilizar a população sobre vagas especiais em estacionamentos, no Roraima Garden Shopping.

A ação foi conduzida pela Superintendência Municipal de Trânsito, que não apenas orientou os visitantes do local, como também está fazendo até às 21h deste sábado, 20, a emissão de credencial para estacionamento especial, destinada a idosos, pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção.

Para os idosos, a blitz educativa foi também uma atividade divertida, que proporcionou integração e aprendizado. Dona Francisca Andrade, aposentada de 77 anos, estava animada para a dinâmica. “Essa é a segunda vez que eu venho para uma blitz educativa, porque além da importância de sensibilizar a população, essa também é uma atividade que faz com que a gente do Cras se reúna”, destacou.

Francisco das Chagas, de 60 anos, ressaltou que o direito ao estacionamento em vagas preferenciais é fundamental para que o público prioritário possa se locomover. “Eu vim aqui também para atualizar a minha credencial e fui atendido muito rápido. Ela tem me ajudado muito, já que eu tenho dificuldade de locomoção”, afirmou.

Segundo Ney Brito, chefe da Divisão de Prevenção e Educação para o Trânsito (DPET), ainda há muitas pessoas que precisam repensar suas ações em relação às vagas especiais, sendo que o uso indevido desses espaços, além de representar grandes transtornos a quem de fato precisa, pode também gerar penalidades.

“Estacionar em vagas preferenciais é uma infração de natureza gravíssima, com sete pontos na carteira e uma multa no valor de R$293,47. Caso o condutor não chegue para sanar irregularidade, seu veículo será recolhido e ele terá que arcar com os valores adicionais da remoção”, explicou.
 
Emissão de credencial

A ação da Smtran para emissão das credenciais para vagas especiais seguirá neste sábado, 20, das 15h às 21h. O procedimento acontece instantaneamente e o solicitante recebe o documento logo após preencher um formulário.

O uso da credencial é obrigatório durante o período em que o veículo estiver estacionado na vaga e o documento deve ser colocado sobre o painel do veículo, com a frente voltada para cima, para que os agentes de trânsito possam conferir durante as fiscalizações.
 
Quem tem direito às vagas especiais

- Pessoas com mais de 60 anos; pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção permanente ou temporária e Transtorno do Espectro Autista (TEA).
- No ato do credenciamento, o idoso deve apenas preencher um formulário e anexar cópia de CNH ou RG.
- As pessoas com deficiência também devem anexar o laudo médico, contendo carimbo, CRM e a assinatura do médico e com o Código Internacional de Doenças (CID)
- No caso da pessoa com TEA, é necessário apresentar também laudo médico, com o CID.

Caso a pessoa não consiga ir até o shopping, basta se ir até a Secretaria de Segurança Urbana e Trânsito (SMST), localizada na Av. Capitão Júlio Bezerra, 1481, 31 de março, no período das 8h às 14h.
 
DA REDAÇÃO
Categoria:Saúde

Deixe seu Comentário