ATO DE AMOR: Hemoraima convoca doadores para reforçar estoque de sangue

Para ser doador é preciso ter a partir de 16 até os 69 anos; caso seja menor de idade, é necessário estar acompanhado de seu tutor legal / Foto: Ascom/Sesau /

Doar sangue é um gesto que salva vidas, no entanto, o período de inverno tem causado grande impacto no comparecimento de doadores ao Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima), unidade responsável pelas demandas de sangue da rede hospitalar pública e privada do Estado.
 
Por conta do baixo estoque, a unidade vem reforçando a sensibilização da população no sentido de evitar um desabastecimento, principalmente para o atendimento das demandas mais urgentes.
 
“O número de voluntários tem diminuído por conta do período chuvoso, porque muitos doadores se tornam inaptos temporariamente por conta das gripes”, explicou a enfermeira da captação de doadores do Hemoraima, Liliana Bezerra.
 
Para ser doador é preciso ter a partir de 16 anos até os 69 anos, caso seja menor de idade será necessário estar acompanhado de seu tutor legal. Para pessoas acima dos 60 anos, é preciso ter um histórico de doação.
 
Além disso, é importante o voluntário estar saudável, não apresentar sintomas de gripe, ou alergia, nem ter ingerido bebida alcoólica a menos de 24h antes da doação.
 
Liliana ressalta ainda a importância de sensibilizar a população sobre a doação de reposição. O procedimento é feito em nome de paciente que passará por uma cirurgia de médio ou grande porte.
 
“[Em caso de complicações] Se não houver sangue suficiente no dia da cirurgia, o procedimento pode ser suspenso por questão de segurança para o próprio paciente. Por isso a importância de as pessoas se mobilizarem previamente para que a cirurgia aconteça sem maiores problemas”, completou a enfermeira.
 
O Hemoraima fica na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento). O horário de funcionamento da unidade é de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h e de 13h30 às 17h.
 
Mais informações podem ser obtidas pelo número (95) 98404-9593.

SUYANNE SÁ
Categoria:Saúde

Deixe seu Comentário