Quatro garimpeiros morrem na TI Yanomami em confontro com força conjunta da PRF/Ibama

Agentes da PRF e do IBAMA foram recebidos a tiros por garimpeiros ilegais na noite deste domingo, 30 / Foto: Divulgação/PRF /

Na noite de ontem (30), durante operação de fiscalização no garimpo ilegal conhecido como “Ouro Mil”, dentro da Terra Indígena Yanomami, agentes da PRF e do IBAMA foram recebidos a tiros por garimpeiros ilegais que atuam na região.

O ataque ocorreu durante tentativa de desembarque da aeronave PRF, quando criminosos, munidos de armamento de grosso calibre, atiraram contra os agentes no intuito de repelir a atividade de repressão ao garimpo ilegal.

Os policiais revidaram e atingiram quatro atiradores, que não resistiram aos ferimentos.

No local do confronto, foi apreendido um arsenal de armas, com fuzil, três pistolas, sete espingardas e duas miras holográficas, além de munição de diversos calibres, carregadores e outros equipamentos bélicos.

Esta não é a primeira vez que agentes federais são recebidos a tiros por garimpeiros ilegais na Terra Indígena Yanomami. Recente histórico aponta para ocorrências em outros acampamentos clandestinos, como nas comunidades Maikohipi e Palimiú, sempre na tentativa de inibir o trabalho de desintrusão das terras demarcadas.

A ocorrência foi registrada na delegacia da Polícia Federal em Boa Vista, Roraima.

Itens apreendidos:

01 fuzil
03 pistolas
07 espingardas
02 miras holográficas
38 munições
03 carregadores de pistola
02 rádios
04 celulares
01 capa de colete
01 coldre de pistola
01 coldre de revólver

Crise

O território Yanomami enfrenta crises entre indígenas e garimpeiros ilegais desde o início da semana. No sábado, três indígenas foram baleados em confronto. Um deles morreu e os demais foram hospitalizados.

FONTE: PORTAL PRF - com informações do portal G1
Categoria:Polícia

Deixe seu Comentário