NO GARDEN: Mulheres dividem sonhos e desafios no empreendedorismo em feira de negócios

Segundo dia da Feira do Empreendedorismo Feminino começa a partir das 10h deste sábado, 25 / Foto: Yasmin Guedes /

Devido ao sucesso da primeira noite no Roraima Garden Shopping, zona Leste de Boa Vista, a Feira de Empreendedorismo Feminino do Sebrae, iniciará mais cedo neste sábado (25), a partir das 10h às 22h, na Praça de Eventos próximo a administração. 

São 44 expositoras de variados segmentos como vestuário, decoração, linhas pet, alimentação, artesanato, movelaria, beleza, acessórios, e todas com mesmo propósito: crescer e tornar o fruto de trabalho como a principal fonte de negócios e independência financeira.  

A Nil Araújo é propriedade do Brechó Boutique. A necessidade foi a motivação para empreender e inovar no campo de vestuário. “Passei por momentos de necessidade na família, meu filho faleceu há dois anos, ele era cardiopata grave e eu vivia de hospital em hospital e nossa renda era quase nada”, lembrou.

Tempos depois, Nil descobriu câncer de colo do útero que desencadeou outros problemas como a depressão. A ideia do Brechó Boutique mudou a vida desta mulher. “Ingressei no Sebrae para ter mais conhecimento e me destaquei como uma grande mulher empreendedora”.  

“A Feira tem sido um sucesso. Ver no rosto a felicidade de mulheres empreendedoras tendo a felicidade de expor e comercializar seus produtos dentro de uma vitrine desse tamanho é só gratidão”, comemorou Nil.   

Adoçar o dia dos clientes é a especialidade da Ana Bittencourt. Ela aproveitou o período da Páscoa para levar o cardápio de ovos de chocolate, brownie temáticos da Doceriana para os clientes do Roraima Garden Shopping, com direito a amostra dos doces, e expectativas em deixar a marca mais conhecida.

“Este espaço é perfeito para nossa divulgação, lançamos agora nosso cardápio e já tivemos várias procuras para vendas. A gente sempre sonha em ter nosso próprio negócio e me sinto realizada”, disse.  

Há 10 anos, a Regina Mendes conhece os desafios do empreendedorismo. A idealizadora da “Dona Coxinha Salgaderia” começou com vendas de empadas pelas ruas de Boa Vista e hoje comercializa sabor e temperos para lanchonetes, festas e eventos. Ela preparou um menu para todos os gostos, do salgado simples ao buffet.   

“Quando eu comecei a arrumar este espaço aqui eu fiquei muito emocionada. Nem sei explicar, estávamos nervosas, unidas. A gente luta tanto, empreender não é fácil, aparecem ‘enes’ situações que nos faz pensar em desistir, mas seguimos. Só quem resolve partir para luta é quem sabe”, salientou Regina. 

Look para o dia a dia, pijamas, fantasias, gravatas e acessórios… para pets! A Vanessa Pereira, da Animapet, levou diversos modelos para Feira de Empreendedorismo Feminino. O amor pelos animais e a necessidade por produtos diferenciados para os amigos de quatro patas motivou entrar no seguimento fashion animal.

“Foi pensando neste universo que estou aqui com essas novidades, um segmento que cresce muito e vejo que as pessoas se alegram muito e agregam o animal como um membro da família”, brincou.  

Parceria  

Desde o planejamento da programação para o Mês da Mulher, o Roraima Garden Shopping pensou na integração de projetos com o Sebrae Roraima. 
“Se nós falamos em fortalecimento, empoderamento feminino, em luta por independência financeira, por que não agregar o nosso empreendimento a um projeto bonito como a Feira?”, ressaltou a coordenadora de Marketing do Shopping, Mayara Queiroz.  

Para a gerente da Unidade de Competividade do Sebrae Roraima, Eliene Araújo, a Feira de Empreendedorismo Feminino tornou sonhos em realidade para muitas expositoras. “Essa experiência para elas está sendo fantástica e já é um passo para elas pensarem em algo mais, se elas já chegaram até aqui, então elas podem muito mais”, celebrou.  

São mulheres que entraram para o empreendedorismo por necessidade, por experimento.

“Uma complementação de renda familiar, um trabalho para desenvolver e ganhar uma renda extra dentro de casa e continuar a dar um suporte para família, a gente acolhe, ajuda nesse ingresso do projeto, trabalha para que elas se formalizem como empreendedoras com CNPJ e a gente começar a trabalhar as capacitações para elas se fortalecerem e terem essa identidade mais profissional”, explicou Eliene. 

YASMIN GUEDES
Categoria:Economia

Deixe seu Comentário