SALVANDO VIDAS: Hemoraima realiza campanha de doação de sangue neste sábado, 25

Atualmente, o estoque de sangue está com um nível satisfatório por conta das recentes doações de parceiros e voluntários / Foto: Ascom/Sesau /

Dando sequência às atividades do “Ciclo do Sangue”, o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) fará neste sábado, 25, das 7h30 às 11h, mais uma ação de captação de doadores.
 
Na ocasião, a unidade receberá estudantes da Unip (Universidade Paulista). A ação também é aberta para a comunidade em geral, conforme explica a enfermeira da captação do Hemoraima, Liliane Bezerra. 
 
“A campanha de sábado é uma campanha em parceria com a Unip, nós já tivemos uma no sábado passado que aconteceu com muito sucesso, bastante doadores chegaram ao hemocentro”, afirmou a enfermeira da captação, Liliana Bezerra.
 
Atualmente, o estoque de sangue está com um nível satisfatório por conta das recentes doações de parceiros e voluntários. Entretanto, a unidade optou por manter as atividades de recepção de doadores para evitar qualquer tipo de elevação repentina de demanda dos hospitais do Estado.
 
“Nós também estamos abertos pra receber outras pessoas que também não sejam da UNIP e porventura só tenham tempo de doar no sábado ou quiserem vir fazer a sua colaboração”, acrescentou Liliana.
 
QUEM PODE DOAR?
 
Para ser um doador de sangue, é preciso se encaixar em alguns critérios: ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior.
 
No momento da doação, é preciso apresentar um documento oficial com foto. Caso o interessado seja menor de 18 anos, deve ter o consentimento formal dos pais ou de responsável legal.
 
“Principais critérios para doação de sangue é ter entre 16 e 69 anos, até os 60 se for primeira vez e até os 18 anos precisa de um responsável legal acompanhando. A pessoa também não pode ter feito tatuagem, piercing ou cirurgias, dentro do período de 6 meses”, ressaltou a enfermeira.
 
O horário de funcionamento da unidade é de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h e de 13h30 às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo número (95) 98404-9593.

SUYANNE SÁ
Categoria:Saúde

Deixe seu Comentário