ORGULHO DE RORAIMA: Assembleia Legislativa entrega honraria a 75 mulheres referências em Roraima

Sessão especial ‘Mulheres que Inspiram’ ocorreu nesta quinta-feira, 23, no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas / Foto: Nonato Sousa /

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) concedeu nesta quinta-feira, 23, o título "Orgulho de Roraima" a 75 mulheres que são referência em suas áreas de atuação, durante a sessão especial "Mulheres que Inspiram". A solenidade foi uma continuidade da programação dedicada a elas durante todo o mês, e transmitida pela TV Assembleia, canal 57.3, e redes sociais do Legislativo (@assembleiarr).

As homenageadas foram indicadas pelos parlamentares por meio de 53 Projetos de Decreto Legislativo de entrega das comendas aprovadas simbolicamente na sessão ordinária de terça-feira, 21. Os deputados puderam designar até três mulheres, e as deputadas, até cinco.

O chefe do Legislativo, Soldado Sampaio (Republicanos), agradeceu a presença de todos e enfatizou as ações do Centro Humanitário de Apoio às Mulheres (Chame) que foram desenvolvidas desde o início de março.

“Recebemos hoje um grupo seleto de lideranças, de mulheres que se destacam nas mais diversas atividades no Estado e, naturalmente, todas têm muito a contribuir com esta Casa. Não vamos limitar essas ações só ao mês de março, mas perdurar durante todo o ano. Tem sido assim na nossa gestão, com apoio dos colegas deputados, dar ênfase, valorização e respeito às mulheres”, frisou.

Servidora do Legislativo desde sua implantação em 1991, a chefe do Cerimonial da Casa, Silvia Macedo, contou que ficou emocionada em ser uma das homenageadas. A veterana foi uma das indicadas pelo deputado Gabriel Picanço (Republicanos).

“Estou emocionada e orgulhosa, porque são anos de trabalho. Estou aqui há 32 anos, quando esta Assembleia iniciou. Fui a digitadora da Constituição desse Estado. Eu tenho muitas histórias. Para mim, esse reconhecimento do deputado Picanço realmente me deixou extremamente emocionada, pelos anos de dedicação aos meus chefes e colegas, à parceria que a gente tem. É de suma importância para mim. Estou muito feliz”, contou.

Para a fisioterapeuta Caroline Queiroz, indicada pela deputada Catarina Guerra (União), receber o título foi motivo de honra e felicidade.

“Como roraimense, me sinto especialmente feliz em ser orgulho de Roraima através desta Casa, que é do povo, da nossa voz, trazendo neste mês tão importante para as mulheres, nos dando esse espaço, falando da importância das mulheres, não só na política, mas do contexto do gênero feminino, da necessidade delas para a sociedade em diversos aspectos, foi uma honra enorme. Fiquei muito feliz de ver também que mulheres de diferentes classes sociais, profissões e campos de atuação foram igualmente homenageadas”, declarou.

Registraram presença os deputados Marcelo Cabral (Cidadania), Angela Águida Portella (PP), Catarina Guerra (União), Joilma Teodora (Podemos), Tayla Peres (Republicanos), Chico Mozart (PP), Eder Lourinho (PSD), Jorge Everton (União), Idazio da Perfil (MDB), Marcos Jorge (Republicanos), Rárison Barbosa (PMB), Odilon Filho (Podemos), Coronel Chagas (PRTB), Dr. Cláudio Cirurgião (União), Isamar Júnior (PSC), Gabriel Picanço (Republicanos), Neto Loureiro (PMB), Lucas Souza (Pros) e Marcinho Belota (PRTB).

A Comenda Orgulho de Roraima foi criada pela Resolução Legislativa nº 010/2009, e é concedida às pessoas físicas, jurídicas ou organizações que se sobressaem devido a atuações que as tornaram símbolo de menção para o Estado.

Exposição fotográfica

Segue até o fim do mês a 2ª edição da mostra fotográfica "Mulheres que Inspiram", que enaltece a autoestima das parlamentares e colaboradoras que atuam na Assembleia Legislativa de Roraima.

A exposição é aberta à população, que pode conferir de segunda a sexta-feira, durante todo o dia, no hall do órgão Legislativo. A apresentação conta com fotografias de 48 mulheres, com frases de coragem, amor, fé e lições vivenciadas por elas.

SUZANNE OLIVEIRA
Categoria:Política

Deixe seu Comentário