EM RORAIMA: Vacinação contra a febre aftosa inicia em 1º de abril

Nessa edição, terão que ser vacinados animais de todas as faixas etárias do rebanho bovino e bubalino do Estado / Foto: Ascom/Aderr /

A 45ª Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa terá início no dia 1º de abril e se encerrará no dia 30 do mesmo mês. O Governo do Estado, por meio da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária) espera uma vacinação em massa nos animais de todas as idades para garantir a sanidade, reforçar o status de área livre da doença e fazer mais forte a pecuária de Roraima.
 
Nessa edição, terão que ser vacinados animais de todas as faixas etárias do rebanho bovino e bubalino do Estado. A meta é atingir o 100% de animais vacinados e assim manter Roraima com uma cobertura vacinal sólida, permitindo a produção segura e o acesso ao mercado de carnes, que é chamado circuito não aftósico, onde a exportação chega à casa dos bilhões de reais.
 
Na primeira etapa de vacinação, que vai ocorrer a partir do dia 1 de abril, são vacinados todos os animais. É quando é feita a renovação cadastral e o produtor rural registra os nascimentos na propriedade, possibilitando a Aderr saber exatamente o tamanho do rebanho bovino do Estado.
 
“Hoje estamos com cerca de 1.150.000 animais, com a renovação de cadastro teremos conhecimento do número exato, que pode ultrapassar esse ano 1.200.000 cabeças,” destacou o presidente da Aderr, Marcelo Parisi.
 
O coordenador do Programa Nacional de Vigilância da Febre Aftosa em Roraima, Marcos Duarte enfatizou o uso do sistema de comunicação da Aderr, o Sigadder, para realizar emissão de Guia de Trânsito Animal e outros serviços, o sistema permite ao produtor acessar os serviços de forma cômoda em sua propriedade. “Para isso, o pecuarista que tiver acesso à internet é só ir na página https://sigaderr.aderr.com.br/ e clicar no link primeiro acesso”.
 
NOTIFICAÇÃO
 
O produtor tem até o dia 15 de maio para fazer a notificação da vacinação junto à Aderr. Para isso, basta apresentar as notas fiscais da vacina e os dados do rebanho, que inclui sexo e idade dos animais.
 
“Os produtores devem ficar atentos para a atualização dos dados cadastrais [marca ferro, documento da terra, RG e CPF], pois é importante estar com a documentação em dias para facilitar os serviços”, ressaltou Duarte.

ELIAS VENÂNCIO
Categoria:Saúde

Deixe seu Comentário