QUALIDADE DE VIDA: HGR passa a ofertar tratamento por radiofrequência

É uma opção de tratamento para diversas condições, como dor lombar, dor cervical e dor na articulação sacroilíaca / Foto: Ascom/Sesau /

O Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento implantou o tratamento de radiofrequência pulsada, um serviço que visa proporcionar qualidade de vida aos pacientes oncológicos e não oncológicos no alívio de dores de difícil controle. A medida passa a compor o Serviço de Dor, instituído em junho do ano passado pela unidade hospitalar.

Conforme o neurocirurgião e médico especialista em dores crônicas, Alcimar Lavareda Junior, a novidade é um grande ganho para os pacientes, que não precisarão sair do Estado para realizar o tratamento da dor.

“A Sesau adquiriu equipamentos para o tratamento de dores crônicas, como a radiofrequência. Isso ajuda bastante em pacientes que têm dores crônicas oncológicas, ou então pacientes que têm dores crônicas em coluna e articulações”, disse.

A radiofrequência pulsada é um procedimento que ajuda a aliviar a dor crônica a partir de ondas eletromagnéticas de alta frequência. É uma opção de tratamento para diversas condições, como dor lombar, dor cervical e dor na articulação sacroilíaca.

O tratamento é realizado por meio de um equipamento que inibe a condução nervosa de nervos periféricos e também nervos sensitivos em coluna vertebral.

A dor crônica geralmente é caracterizada pelo surgimento de inflamações ou disfunções nos nervos do corpo humano, causando desconfortos por mais de três meses.

Alguns dos tipos de dores mais comuns são os provenientes de problemas de coluna cervical, lombar ou torácica que geram limitação de locomoção. Os incômodos são ainda piores para casos que envolvem pacientes em tratamento oncológico.

“Isso é o marco no tratamento de dores crônicas no Estado, esse serviço até o momento só existia no serviço particular e não no público. Na região Norte hoje, Roraima é o primeiro Estado a obter esse tipo de tratamento no sistema público de saúde, no SUS (Sistema Único de Saúde)”, salientou Júnior.

SERVIÇO DE DOR

O serviço de Dor do HGR foi criado após o evento “I Pain Summit Roraima 2023 - Conferência Internacional Multidisciplinar de Dor” realizado em junho de 2023, uma iniciativa do Sinpain Changing Lives, com apoio da Sesau (Secretaria de Saúde) e Uerr (Universidade Estadual de Roraima).

Nele, diversos palestrantes convidados e Voluntários da Dor de vários Estados abordaram a temática da dor crônica. Na ocasião, realizaram um mutirão de procedimentos com o objetivo de capacitar e atualizar os profissionais do Hospital.

Atualmente, o serviço de intervenção no HGR é composto pelos especialistas Alcimar Junior, Iasmin Sindeaux e Marcelo Marques, por meio de procedimentos minimamente invasivos fracionados à infiltração de coluna e extremidade de articulações.

“O serviço abrange o atendimento ambulatorial na Policlínica Coronel Mota e também no serviço de oncologia Unacon-RR [Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima]”, completou o neurocirurgião.

SUYANNE SÁ
Categoria:Saúde

Deixe seu Comentário