DESCOMPLICA: Programa da DPE-RR leva cultura da paz e combate ao bullying para escolas

O programa Descomplica promove o diálogo e a resolução de conflitos nas escolas / Foto: Ascom/DPE-RR /

Hoje, 7 de abril, marca o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, uma data instituída em 2016 para conscientizar a sociedade sobre os impactos negativos desta prática no ambiente escolar. Por meio da Lei 13.277/2016, a data de repúdio à prática foi instituída no calendário nacional, após o caso conhecido como “massacre de Realengo”.

O Programa Descomplica da Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR) visa promover ações de prevenção e combate ao bullying com estudantes do ensino médio e fundamental, desenvolver habilidades de comunicação, empatia e resolução de conflitos, favorecer uma cultura de paz e respeito dentro do ambiente escolar, através de oficinas interativas e dinâmicas.

A coordenadora do programa, defensora pública Elceni Diogo, destaca a importância do Descomplica no combate ao bullying e na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis.

“Em cada visita, nós conversamos com os alunos temas diversos, dentre eles, um tema trazido pelos próprios estudantes, que é a questão do bullying. Então, o Descomplica trabalha com a mediação, com a cultura de paz, com a melhoria da convivência entre eles, com a postura mediadora e o combate ao bullying. Quando o aluno consegue compreender as diferenças entre pessoas, ele compreende o que é ser pessoa, a importância de ser pessoa, então ele passa a respeitar cada um com as suas individualidades”, disse.

Para a gestora da Escola Estadual Jesus Nazareno de Souza Cruz, Aslheyde Nunes, que recebeu o programa neste mês de abril, as atividades são fundamentais para o desenvolvimento integral dos alunos, professores e pais.

“Por meio das atividades do Descomplica, o aluno aprende a compreender sua função como protagonista, reconhecendo sua capacidade de influenciar o ambiente em que está inserido. Embora nossa responsabilidade principal seja trabalhar com o aspecto intelectual, também carregamos valores, pois estamos cientes da realidade das famílias atualmente. É evidente que, muitas vezes, o tom de voz e a forma de diálogo dos alunos são ofensivos, demonstrando falta de maturidade. Portanto, essa responsabilidade não recai apenas sobre a escola, mas também com parcerias, que no caso hoje está sendo com a Defensoria, que nos auxilia a transmitir conhecimento a esses alunos” afirmou.

CONFIRA O CALENDÁRIO DO PROGRAMA DESCOMPLICA:

- 08,09,10/05: Escola Estadual Penha Brasil
- Junho: Escola Estadual América Sarmento
- Julho: Escola Estadual José Nepote
- Agosto: Escola Estadual Maria das Neves
- Setembro: Escola Estadual São José
- Outubro: Escola Estadual Ulysses Guimarães
- Novembro: Colégio Estadual Militarizado Hitler de Lucena

MASSACRE DO REALENGO

Em 7 de abril de 2011, ocorreu um dos mais marcantes atentados dentro de uma escola brasileira. O ex-aluno Wellington Menezes, de 23 anos, invadiu a escola municipal Tasso da Silveira, no bairro de Realengo, Rio de Janeiro. Armado, começou a disparar contra os alunos dentro de uma das salas de aula.

No ataque, matou doze estudantes com idade entre 12 e 15 anos, além de ter deixado outros 20 feridos. O atirador, que na adolescência havia sido vítima de bullying quando aluno daquela escola, cometeu suicídio logo após a ação.

DA REDAÇÃO
Categoria:Justiça

Deixe seu Comentário