Player
Tocando Agora
Carregando...
Web Rádio Opinativa

Abertura da 3ª edição da Festa do Vaqueiro Raiz atrai multidão para o Parque Dandãezinho

Abertura da 3ª edição da Festa do Vaqueiro Raiz atrai multidão para o Parque Dandãezinho

Evento homenageia os vaqueiros e une tradição, esportes equestres e forró raiz / Foto: Arthur Vinicius / 

A 3ª Festa do Vaqueiro Raiz começou nessa sexta-feira (28), no Parque de Exposições Dandãezinho, com programação que une tradição, competições equestres e forró raiz, e atraiu no primeiro dia um público de aproximadamente 20 mil pessoas, conforme estimativa da Polícia Militar.

O evento, que se estende até o domingo (30), é uma iniciativa do deputado estadual Éder Lourinho, com execução de emenda parlamentar pelo Governo, e celebra a cultura do campo e a figura do vaqueiro no Estado.

Durante o dia o Parque ficou movimentado com o início da disputa da vaquejada e leilão de exemplares de raça. A prova dos 3 Tambores, que sempre atrai multidões, começou à noite, após a abertura oficial. As competições da Festa do Vaqueiro Raiz reúnem competidores locais e de outras regiões, mantendo o ritmo tradicional das pistas do Dandãezinho.

A abertura oficial da festa ocorreu por volta das 20h, com o desfile dos representantes dos ranchos locais que irão competir na prova dos 3 Tambores, modalidade tradicional em Roraima. Na solenidade, a coordenadora Hildete Albuquerque destacou a importância da festa que reforça o reconhecimento ao vaqueiro e às tradições agropecuárias de Roraima, em continuidade ao espírito das edições anteriores realizadas no mesmo parque.

Segundo ela, as expectativas para o evento são as melhores possíveis, uma vez que ele tem crescido a cada ano. “Festa do Vaqueiro cresceu porque Roraima abraçou esse evento, porque as pessoas estão cada dia mais acreditando e simpatizando, e mais do que isso também, proporcionando que o esporte equestre cresça no estado de Roraima. E esse é o nosso objetivo: fazer com que famílias se movimentem e a cultura seja realmente fincada como uma tradição das nossas raízes”, disse a coordenadora.

Presente na festa, o governador Soldado Sampaio destacou a importância de valorizar a figura do vaqueiro em Roraima. “A Festa do Vaqueiro Raiz já faz parte do nosso calendário cultural do Estado. É até uma lei estadual que homenageia os vaqueiros no dia 22 de agosto”, assinalou o governador, ao destacar a atuação da Secretaria de Cultura no apoio ao evento.

O secretário de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação, Cássio Murilo Gomes, disse que a festa do Vaqueiro é um ‘Esquenta’ para a Expoferr [Exposição-Feira Agropecuária de Roraima] 2026 que será em novembro, e as expectativas são as melhores possíveis.

“É um esquenta para a Expoferr essa terceira Festa do Vaqueiro Raiz. E aqui o Parque Dandãezinho está lindo, bem iluminado, bem projetado. Fizemos todos os trabalhos aqui com muito amor, com muito carinho para receber toda a população”, disse Cássio Gomes.

A ambulante Aline Santos Figueiredo estava animada com a festa, prevendo boas vendas nos três dias do evento. “Estrutura boa. Apesar da chuva, mas não atrapalhou, o público está chegando. E a impressão é que vai melhorar ainda mais com as atrações que vieram de fora”, falou.

Para animar a festa e o público presente, a noite contou com diversas bandas locais e nacionais, dentre elas Bagaceiro, Flávio Henrique, Filho do Piseiro, Bicho de Pé, Sacolejo e Pipoquinha. Os shows começam no final da tarde e se estendem até a madrugada, misturando forró, piseiro e ritmo de vaquejada.

A Festa do Vaqueiro Raiz 2026 vai até domingo, dia 30 de agosto, no Parque de Exposições Dandãezinho (BR-174, Monte Cristo, zona rural de Boa Vista). Entrada gratuita.

PROGRAMAÇÃO DESTE FIM DE SEMANA

 29/08 - Sábado

 

8h30 - Cavalgada

9h - Segundo dia vaquejada

15h - Corrida de cavalo

16h - Prova Três Tambores

20h30 - Eleição da candidata Boa Vista para Rainha da Expoferr 2026

 

Shows locais e nacionais:

 

18h - Vanda Guedes

19h - Zerbine

20h - Sirano e Sirino

22h - Zezo

00h - Xote Miudinho

01h - Helô Machado

02h - Neto Andrade

03h - Xandinho

04h30 - Xama na Pegada

 

30/08 - Domingo

 

8h - Prova de laço Pé de Mourão

9h - Terceiro dia da vaquejada

15h - Corrida de cavalo

16h - Prova de laço em dupla

 

Shows locais e nacionais:

 

18h - Assunssena

19h - Martinelles

20h - Xote de Buteco

21h - Marília Tavares

23h - Simone Mendes

01h - Afonso Cearense

 

JACILDO BEZERRA

Comentários

Comentário enviado com sucesso!
Carregando comentários...
Na SofrênciaPauta do Dia