Ação resultou na apreensão de produtos químicos controlados utilizados na extração de ouro em garimpos ilegais / Foto: Divulgação/PF /
A Polícia Federal prendeu em flagrante, nesta terça-feira (21), dois homens que transportavam e armazenavam insumos químicos destinados ao garimpo ilegal em Roraima.
A ação foi realizada após trabalho de inteligência identificar a movimentação irregular dos materiais, que teriam como destino áreas de exploração mineral ilegal na Terra Indígena Raposa Serra do Sol.
Durante a abordagem, os policiais localizaram aproximadamente 375 kg de composto químico com características compatíveis com cianeto e 1.250 kg de carvão ativado, materiais amplamente utilizados no processo de beneficiamento de ouro. Parte da carga já havia sido descarregada em uma residência em Boa Vista.
O material apreendido apresenta elevado potencial de risco à saúde humana e ao meio ambiente, exigindo rígidos protocolos de armazenamento, transporte e manuseio. As investigações apontam que os insumos seriam destinados ao abastecimento da cadeia logística do garimpo ilegal no estado.
DA REDAÇÃO

