A Policlínica Coronel Mota atende pacientes com diferentes perfis clínicos e em processo de transição de gênero / Foto: Arquivo/Ascom/Sesau /
A campanha Janeiro Branco reforça, ao longo do mês, a importância de colocar a saúde mental como prioridade, estimulando a população a refletir sobre autocuidado, qualidade de vida e bem-estar emocional.
A iniciativa, que existe há mais de dez anos, utiliza o simbolismo do início do ano como um convite ao recomeço e à construção de metas que incluam o cuidado com a mente.
“É o mês em que estamos recomeçando tudo, é como se fôssemos uma folha em branco. Por isso, a simbologia do Janeiro Branco. A campanha vem para lembrar que metas relacionadas à saúde mental também precisam existir. Ter mais qualidade de vida, mais tempo de qualidade para si mesmo é muito importante, assim como o autocuidado, a prática de atividade física, a psicoterapia, o acompanhamento médico mais direcionado e o cuidado de dentro para fora”, afirma a responsável técnica pelo Serviço de Psicologia da Policlínica Coronel Mota, Mariana Pessoa.
A unidade atende pacientes com diferentes perfis clínicos, incluindo pessoas com fibromialgia, diabetes, hanseníase, TDAH, autismo, além de pacientes da geriatria e em processo de transição de gênero. No caso da fibromialgia, por exemplo, o acompanhamento psicológico é fundamental, já que a dor crônica está diretamente associada a fatores emocionais.
“Dados da Organização Mundial da Saúde indicam que as pessoas adoecem cada vez mais em relação à saúde mental. Ansiedade e depressão ocupam o top 3 das condições de saúde ocupacional que mais acometem os indivíduos atualmente. O ano de 2025 foi um exemplo disso aqui na Policlínica Coronel Mota, pois temos um quantitativo expressivo de atendimentos em psicologia e psiquiatria. Isso demonstra que a população tem buscado atendimento, adquirido maior consciência e se mantido assídua ao tratamento”, pontuou a psicóloga.
PROGRAMAÇÃO NA CAPITAL
As unidades da rede estadual de saúde em Boa Vista promoverão, ao longo deste mês, ações educativas para reforçar o cuidado com a saúde mental.
Confira a programação:
13/01 – Oficina sobre o significado do Janeiro Branco para os pacientes do CAPS AD III
Horário: 9h
Local: CAPS AD III (Rua José Bonifácio, 630 – Aparecida)
14/01 – Palestra com representante do Sindicato dos Psicólogos
Horário: 16h
Local: Policlínica Coronel Mota
15/01 – Treinados para emergência: como o cérebro se adapta ao risco e como pode voltar ao equilíbrio
Horário: 9h30
Local: Pronto Atendimento Cosme e Silva
15/01 – Palestra: Burnout
Horário: 15h
Local: Pronto Atendimento Cosme e Silva
30/01 – Palestra sobre saúde mental
Horário: 11h
Local: Policlínica Coronel Mota
SUYANNE SÁ

