Tocando Agora: ...

Situação na fronteira do Brasil com a Venezuela é tranquila, afirma ministro da Defesa

Publicada em: 03/01/2026 12:18 -

Políticos de Roraima se pronunciam sobre captura de Nicolás Maduro / Foto: Divulgação /

A fronteira do Brasil com a Venezuela amanheceu neste sábado (3) fechada, em Pacaraima, em Roraima, mas a situação é de tranquilidade na região, afirmou agora há pouco em coletiva de imprensa o ministro da Defesa, José Múcio Moanteiro.

À CNN Brasil, o governador de Roraima, Antonio Denarium, informou que a fronteira do lado venezuelano permanece temporariamente fechada, mas do lado brasileiro está aberta. 

O fechamento da fronteira ocorreu após os EUA terem promovido um intenso ataque a Caracas, capital da Venezuela, e outras regiões do país na madrugada deste sábado.

O governo venezuelano confirmou os ataques e disse que o país foi alvo de uma “agressão militar”. Maduro foi capturado por tropas de elite das forças especiais, disse uma autoridade dos EUA à Reuters.

As informações são da @infomoney.

Políticos de Roraima se pronunciam

O governador Antonio Denarium (Progressistas) e os senadores Mecias de Jesus (Republicanos-RR) e Dr. Hiran Gonçalves (Progressistas-RR) usaram seus perfis no Instagram para se pronunciar a respeito da captura de Nicolás Maduro.

O Governo de Roraima afirma, por meio de nota, que acompanha com atenção os acontecimentos recentes na Venezuela e eventuais repercussões na estabilidade regional e lembra que, devido à localização geográfica, o Estado mantém historicamente relações de cooperação com os países vizinhos, incluindo Venezuela e Guiana, "pautadas pelo diálogo, pela integração social, pelo desenvolvimento econômico e pelo respeito às fronteiras".

Afirma também que o Governo de Roraima defende o diálogo para evitar qualquer escalada de conflito que comprometa a estabilidade e o bem-estar dos povos da região.

O senador Mecias de Jesus, afirmou que o presidente Donald Trump deu um golpe direto numa ditadura que oprime seu povo e exporta instabilidade. Mecias acrescenta que, "enquanto o Planalto [Governo do Brasil] foi conivente, Roraima pagou o preço da crise migratória.

O senador também cobrou "ação imediata: reforço de segurança e estrutura permanente em Pacaraima e na nossa fronteira. A liberdade começa a voltar e Roraima precisa de proteção e respeito".

Já o senador Dr. Hiran, postou vídeo para se solidarizar com o povo venezuelano. Segundo o senador, a prisão do ditador Nicolás Maduro "representa um marco histórico e reacende a esperança de que a Venezuela possa, finalmente, iniciar o caminho de reconstrução do Estado Democrático de Direito".

Dr. Hiran também disse que a ação do governo dos Estados Unidos foi "necessária e decisiva" para enfrentar um regime que tanto sofrimento causou aos venezuelanos e que, por anos, gerou impactos diretos sobre toda a região, especialmente sobre Roraima e o Brasil.

DA REDAÇÃO

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...