Tocando Agora: ...

UNICEF publica relatório que revela como é nascer e crescer Yanomami

Publicada em: 16/12/2025 09:49 -

Documento está disponível para download gratuitamente no site da agência / Foto: Divulgação /

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) - agência da ONU dedicada a defender os direitos e o bem-estar de crianças e adolescentes em todo o mundo - acaba de publicar o relatório "Infância e Juventude Yanomami - O que significa ser criança e os desafios urgentes na Terra Indígena Yanomami".

Trata-se do primeiro documento a sistematizar a perspectiva do povo Yanomami sobre infância e juventude.

Leia baixo a apresentação do relatório, que pode ser baixado aqui.

Destaques

O povo Yanomami é um dos maiores grupos indígenas do Brasil, com cerca de 30 mil pessoas vivendo em 376 comunidades nos estados de Roraima e Amazonas. Três em cada quatro Yanomami são crianças, adolescentes ou jovens. Essa realidade mostra a centralidade da infância e da juventude para o futuro do povo que vive na maior terra indígena do Brasil – e que voltou a ganhar manchetes no mundo todo a partir da última crise humanitária que se instalou no território, declarada como emergência em saúde pública em 2023.  

Este relatório do UNICEF, com apoio da Hutukara Associação Yanomami (HAY) e financiamento do Departamento de Proteção Civil e Ajuda Humanitária (ECHO, na sigla em inglês), revela como é nascer e crescer Yanomami, trazendo à luz tanto a riqueza cultural desse modo de vida quanto os desafios colocados para garantir que crianças e jovens tenham acesso aos seus direitos. 

O levantamento é o primeiro a sistematizar a perspectiva do povo Yanomami sobre infância e juventude, a partir de estudos, documentos e depoimentos de lideranças, antropólogos e especialistas, tendo sido construído e validado com associações Yanomami. 

As informações e recomendações contidas no estudo podem ajudar organizações, gestores e profissionais de todas as áreas a melhor entenderem as particularidades para trabalhar com e para essas populações. É um convite para compreender o que é nascer e crescer sendo uma criança Yanomami – e a tragédia que resulta da violação sistemática de seus direitos.

WIRISMAR RAMOS - da Redação (e-mail: opinativa.net@gmail.com)

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...