A campanha ocorre em um período de maior risco para a proliferação do mosquito, devido às chuvas intercaladas com dias de forte calor / Foto: Ascom/Sesau /
Com o objetivo de reforçar as ações de prevenção contra a dengue, zika e chikungunya, a Sesau (Secretaria de Saúde) realiza neste sábado (13) o Dia D Estadual de Combate ao Aedes Aegypti.
A mobilização será realizada de forma integrada com os municípios e busca intensificar as atividades de vigilância, eliminação de focos e orientação à população. A campanha ocorre em um período de maior risco para a proliferação do mosquito, devido às chuvas intercaladas com dias de forte calor.
“O Dia D é um dia a mais para o controle da dengue no Brasil, é um dia para chamar a atenção, além do que já é feito diariamente todos os dias, para que fique atento para dengue. Ao sentir os primeiros sintomas fiquem em casa, procure orientação médica, para que não tenha óbitos por dengue”, afirmou o Técnico do Núcleo de Controle da Febre Amarela e Dengue, Joel Lima.
As secretarias municipais de Saúde foram orientadas a desenvolverem programações locais, como mutirões de limpeza urbana, ações educativas nas escolas, visitas domiciliares e mobilização social.
“A população é o principal agente de controle dessas doenças, uma vez que ela é transmitida pelo vetor aedes aegypti, e esses vetores se reproduzem dentro dos quintais dos nossos imóveis. Se o morador retirar qualquer depósito que acumule água por mais de sete dias, ela está eliminando a possibilidade da proliferação do mosquito e diminuindo muito o risco de transmissão”, explicou o técnico.
Situação Epidemiológica
Segundo o LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti), no período de 1° de janeiro a 6 de dezembro de 2025, foram notificados 2.651 casos suspeitos de dengue, com 525 casos classificados como prováveis. Também houve o registro de dois óbitos confirmados e um que está em investigação.
Dados parciais dos municípios que já enviaram o consolidado, os municípios de Amajari, Iracema e Pacaraima apresentam alto risco para epidemia de dengue. Bonfim, Cantá e Caroebe estão classificados como médio risco, e os municípios de Rorainópolis e Uiramutã estão classificados como baixo risco.
Confira a programação:
09 a 13/12 – Mutirão de limpeza urbana e mobilização social
- Local: Município de Alto Alegre
12/12 – Distribuição de panfletos educativos
- Local: Município de Pacaraima
09 a 12/12 – Visitas domiciliares educativas pelos ACE
- Local: Município de Pacaraima
13/12 – Grande mobilização com distribuição de panfletos
- Local: Município de Alto Alegre
13/12 – Palestras, blitz educativa e ações de vigilância
- Local: Secretaria Municipal de Saúde do Bonfim
- Horário: 8h às 12h
13/12 – Mobilização social e mutirão de limpeza
- Local: Bairro Universo, Município de São João da Baliza
SUYANNE SÁ

