Tocando Agora: ...

VÍRUS RESPIRATÓRIO: Roraima recebe quase 3.500 doses de vacina para mulheres com mais de 28 semanas de gravidez

Publicada em: 10/12/2025 17:46 -

A vacina será enviada na sexta-feira (12) para os municípios / Foto: Ascom/Sesau /

Seguindo a estratégia nacional do PNI (Programa Nacional de Imunizações), a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) recebeu nesta quarta-feira, 10, cerca de 3.490 doses da vacina contra o VSR (Vírus Sincicial Respiratório), para gestantes a partir de 28 semanas.

O objetivo da vacina é proteger os recém-nascidos até seis meses de vida contra doenças como pneumonia e bronquiolite, principalmente nos primeiros meses de vida, período de maior risco de complicações.

A vacina será enviada na sexta-feira (12), para os municípios, pois será necessário realizar toda a divisão dos lotes, um processo demorado e que exige cautela para garantir que nenhum município fique desassistido.

O gerente do Nepni (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunizações), Vinícius Vieira, informou que a vacina, em dose única, é indicada para cada gestante, a partir da 28ª semana gestacional.

“A ideia dessa imunização é proteger o recém-nascido até ele completar a idade para iniciar o esquema vacinal de rotina. A mãe sendo vacinada, o imunizante passa ao bebê ainda dentro do útero através da placenta e ele passa a ter essa cobertura”, explicou Vieira.

A vacina será disponibilizada para as UBS (Unidade Básica de Saúde) dos municípios, conforme a programação de cada secretaria municipal, que deve manter o planejamento de busca ativa, especialmente nas áreas indígenas e regiões de difícil acesso, além de promover ações externas para ampliar o alcance entre gestantes.

A imunização pode ser administrada junto a outras vacinas, como influenza, Covid-19 e dTpa (Difteria, Tétano e Pertussis acelular), desde que aplicadas em locais distintos.

A dentista Vitória Rodrigues já está na 37ª semana de gestação e faz questão de manter suas vacinas em dia, lembrando que cuidar da própria saúde e do bebê é uma atitude indispensável.

“É importante essa imunização, porque vai prevenir que o bebê não tenha problemas mais graves futuramente, em relação a bronquiolite que tem causado um certo medo nas mães. Então, para evitar, a gente se sente feliz em poder receber essa vacinação”, ressaltou a gestante.

SOBRE O IMUNIZANTE

A introdução do imunizante no SUS (Sistema Único de Saúde) foi oficializada pela Portaria SECTICS/MS nº 14, de 24 de fevereiro de 2025, que incorpora a vacina VSR A e B (recombinante) ao calendário vacinal da gestante.

O VSR responde por até 75% das bronquiolites e 40% das pneumonias em menores de 2 anos no país, com maior gravidade em bebês com menos de seis meses.

A vacinação materna reduz em até 81,8% os casos graves de doença nos primeiros 90 dias de vida e 69,4% até os seis meses de idade, segundo estudo internacional com mais de 7 mil gestantes.

“A vacinação das gestantes representa um avanço importante na proteção dos recém-nascidos. Essa estratégia reduz internações e complicações causadas pelos VSR, especialmente nos primeiros meses de vida”, completou o gerente do Nepni.

SUYANNE SÁ

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...