Iniciativa reúne especialistas e instituições para discutir diferentes formas de violência e apresentar à população as redes de proteção existentes / Foto: Jader Souza /
A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), por meio da Superintendência de Comunicação, realiza, nesta sexta-feira (5), a partir das 15h30, o podcast “21 Dias de Ativismo – Histórias, Proteção e Direitos”, diretamente do estúdio Márcia Seixas, da Rádio Assembleia.
O programa tem como objetivo debater as diferentes formas de violência contra as mulheres, incluindo violência doméstica, sexual, tráfico humano, violência online e racismo, além de informar sobre canais de denúncia, redes de proteção e caminhos de acolhimento.
A apresentação será feita pela jornalista e diretora de Rádio e TV Assembleia, Camila Dall’Agnol, que destaca a força das convidadas para o programa. “São mulheres que, antes de qualquer coisa, são ativistas pelos direitos das mulheres e pelo fim da violência em seus ambientes de trabalho. Vamos formar uma mesa de mulheres muito fortes, que vivenciam esses temas diariamente, para elevar ainda mais a conscientização sobre esse trabalho que já realizam todos os dias”, ressaltou.
Entre as convidadas estão Socorro Santos, diretora do Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania (PDDHC/ALERR), Veronica Cisz (PRF e parceira no projeto ‘Educar e Prevenir’), Raysa Veras (advogada do CHAME – Centro Humanitário de Apoio à Mulher/ALERR), Lucimara Campaner (Promotora de Justiça) e a delegada Carla Paulain (Delegacia da Mulher).
Sobre a importância do debate, Socorro Santos destacou que “é fundamental trazer à tona as diversas formas de violência que ocorrem em todos os lugares, desde os lares mais suntuosos até os mais vulneráveis. Queremos informar a população sobre os tipos de violência, inclusive a digital, onde mulheres são aliciadas, abusadas e difamadas. Este podcast integra várias instituições de justiça, segurança e políticas públicas para que nossas ações sejam conhecidas e acessíveis a todos, mostrando como buscar apoio, proteção e acolhimento”.
O podcast abordará diferentes perspectivas e atuações das instituições envolvidas. Veronica Cisz apresentará o papel estratégico das rodoviárias e pontos de fronteira na prevenção e encaminhamento de vítimas. Raysa Veras falará sobre os trabalhos da Secretaria Especial da Mulher frente ao combate a violência contra a mulher no Estado, dentro da rede de enfrentamento. Lucimara Campaner e a delegada Carla Paulain explicarão os caminhos legais, medidas protetivas e a importância da articulação entre Ministério Público, polícia e assistência social.
Campanha nacional
A iniciativa faz parte da campanha nacional “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, que em Roraima foi ampliada pela Lei nº 1.937/2024 para incluir o combate ao racismo e direitos humanos, englobando datas como o Dia da Não Violência contra a Mulher, o Dia Mundial de Combate à Aids e o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
A população pode acompanhar o podcast pelo canal 57.3 e pelo YouTube da Assembleia Legislativa (@assembleiarr). Informações sobre canais de denúncia e acolhimento estão disponíveis pelo PDDHC ((95) 98402-1493), Ligue 180, Disque 100, Polícia Militar (190) e PRF (191). A mensagem final do evento reforça a importância da participação cidadã: “Denuncie. Proteja. Acolha.”
Acompanhe as ações do Legislativo
Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Se deseja ter toda a programação da emissora legislativa na palma da mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.
Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.
Para ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr.
BÁRBARA CARVALHO

