A nova plataforma substitui procedimentos que antes eram feitos de forma manual / Foto: Ascom/PCRR /
A partir do dia 1º de janeiro de 2026, a PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio do ICPDA (Instituto de Criminalística Perito Dimas de Almeida), dará um passo importante rumo à modernização dos procedimentos periciais com a criação do SPR Criminalística.
A nova plataforma, inédita no Estado, será voltada ao registro de ocorrências criminalísticas de maneira online, substituindo procedimentos que antes eram feitos de forma manual.
O diretor do ICPDA, Sttefani Ribeiro, informou que o sistema foi desenvolvido pelos próprios servidores do Instituto de Criminalística ao longo de dois anos e substituirá definitivamente os formulários em papel, padronizando e centralizando todas as informações relacionadas às ocorrências atendidas pela perícia.
O SPR Criminalística será responsável pela catalogação digital de todas as ocorrências, atendimentos e movimentações realizadas pela perícia criminal em todo o Estado de Roraima, trazendo mais agilidade e organização aos processos.
Segundo Sttefani Ribeiro, a plataforma representa um avanço tecnológico para a Polícia Civil e para o Instituto de Criminalística, facilitando a forma como os peritos registram, organizam e analisam dados, tudo em tempo real, com mais precisão e segurança no armazenamento das informações.
“Já tivemos anos em que registramos mais de 12 mil ocorrências. Imagine o desafio de controlar tudo isso em papel e dar respostas aos solicitantes. O novo sistema traz uma proposta totalmente tecnológica e poderá, inclusive, fazer ligação com o Projudi [Processo Judicial Digital], aumentando a eficiência. É um avanço muito significativo”, destacou.
Além do registro e organização das informações periciais, o sistema contará com ferramentas de mapa de calor, permitindo identificar pontos críticos do Estado e auxiliando estratégias de prevenção e investigação. Também utilizará IA (Inteligência Artificial) em apoio à produção de laudos, promovendo ainda mais agilidade.
Sttefani Ribeiro ressalta que o sistema também foi pensado para atender servidores com diferentes níveis de familiaridade com tecnologia, oferecendo uma plataforma intuitiva e de fácil navegação.
“Desenvolvemos uma interface que permite interações em lista, calendário ou cards. O sistema atende tanto quem tem maior domínio de informática quanto aqueles que possuem mais dificuldade em lidar com plataformas digitais”, concluiu.
MELISSA GOMES

