A celebração é um momento de reconhecimento pelo avanço técnico e dedicação aos treinos / Foto: Marley Lima /
O polo do Pedra Pintada, do Centro de Convivência da Juventude (CCJuv) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), celebrou a troca de cordas de 35 alunos da capoeira, assim como o batizado de novos integrantes. A cerimônia ocorreu na noite desse sábado (29).
As celebrações sucedem anualmente, ao fim de um ciclo de preparação. Os alunos iniciantes, e os mais experientes recebem as cordas, como forma de reconhecimento e evolução de nível dentro do esporte. A capoeira é um esporte secular, fruto da resistência e memória do povo negro trazido como escravo para o Brasil.
Participaram mestres e contramestres da capoeira roraimense, além de familiares dos alunos. Quem acompanhou o evento emocionada foi a dona de casa Elisabete Sousa, mãe do pequeno Edgar Sousa, de 5 anos. O menino ingressou na modalidade no início do ano, e recebeu sua primeira corda.
“É um orgulho para mim, e é também uma emoção poder presenciar esse momento. Isso tem feito muito bem para o desenvolvimento dele. Ele faz questão de sempre vir às aulas e praticar o esporte”, destacou a mãe.
A aluna Maily de Los Angeles, de 15 anos, vive no Brasil há oito anos e trocou de corda pela terceira vez. Foi no Polo Pedra Pintada o primeiro contato com a capoeira e, desde então, desenvolveu uma forte identificação com a cultura do esporte. Maily conta que a musicalidade, a expressão corporal e o sentimento de comunidade foram fatores decisivos para que ela se apaixonasse pela capoeira, considera parte fundamental da sua rotina.
“Para mim, a capoeira é vida, até porque, desde que eu entrei há três anos, nunca mais saí, e espero continuar evoluindo. Nesse tempo, aprendi diversas coisas, como os movimentos, a dança, as músicas e até a tocar instrumentos, como o berimbau”, enalteceu.
Para o professor de capoeira Alisson Raniele, conhecido como contramestre Camaleão, esse é um dos momentos mais aguardados do ano. Ele explica que a cerimônia de troca de cordas representa não apenas o avanço técnico dos alunos, mas também a superação de desafios.
“É um dia de festa para todos nós, esse já é o nosso segundo batizado e é muito gratificante poder ensinar essa arte para todos os nossos alunos e ver a evolução de cada um deles”.
A coordenadora do Polo, Suzana França, destacou que esse é o resultado do trabalho contínuo desenvolvido ao longo de 2025. Cada conquista dos alunos reflete o compromisso da equipe em oferecer ensino de qualidade.
“Este ano foi bastante desafiador. Tivemos a missão de ampliar nossos serviços para atender ainda mais crianças e jovens do nosso bairro. A capoeira foi uma das modalidades que mais cresceu, e hoje contamos com cerca de 40 alunos de diferentes faixas etárias. Além de outras modalidades que são ofertadas gratuitamente aqui”.
Além da capoeira, o Polo do Centro de Convivência da Juventude também oferece outras modalidades, como zumba, balé, futebol, caratê e jiu-jitsu. A unidade está localizada na avenida Diamante, nº 1227.
Acompanhe as ações do Legislativo
Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Se deseja ter toda a programação da emissora legislativa na palma da mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.
Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.
Para ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr.
BRUNA GOMES

