Sessão especial ocorreu nesta quinta-feira (27), no plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, com transmissão pela TV Assembleia e YouTube do Parlamento / Foto: Jader Souza /
A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) entregou, na tarde desta quinta-feira (27), a comenda Orgulho de Roraima a profissionais e parceiros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Roraima (CREA-RR), durante sessão especial realizada no plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas.
A homenagem atende ao Decreto Legislativo nº 123/2025, de autoria do deputado Gabriel Picanço (Republicanos), alusivo à semana “Engenharia em Destaque – Profissionais que Transformam o Futuro”, promovida pelo CREA-RR.
O deputado ressaltou que a honraria reconhece o papel essencial dos engenheiros no desenvolvimento urbano e estrutural de qualquer localidade.
“Tudo o que precisa ser feito de infraestrutura no mundo passa por um engenheiro, seja civil, elétrico ou naval, e em Roraima não seria diferente. Por isso, os homenageamos. Temos uma ligação muito forte com o CREA desde os anos 1980, e nada mais justo do que conceder esse presente de Natal a profissionais que cresceram e contribuíram ao longo dos anos”, destacou Picanço.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), também participou da sessão e parabenizou os homenageados.
“Esta Casa reconhece os homens e mulheres que fazem Roraima acontecer. A engenharia se torna cada vez mais dinâmica, moderna e tecnológica, mas mesmo com toda a inteligência artificial, é o toque humano, a sensibilidade e o conhecimento das nossas particularidades, que impede a mesmice. Por isso, é tão importante que vocês continuem construindo, a muitas mãos, o nosso estado”, afirmou.
Reconhecimento
O presidente do CREA-RR, Neovânio Soares Lima, destacou a honra de ter o trabalho da categoria valorizado pelo Parlamento.
“Hoje comemoramos o Dia do Engenheiro e do Técnico de Segurança do Trabalho e, no dia 11 de dezembro, o Dia das Engenharias. É uma grande honra ver a Casa do Povo reconhecendo os profissionais que contribuíram, contribuem e continuarão contribuindo para o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou.
Legado
Com 46 anos de profissão e mais de duas décadas dedicadas à instituição, o engenheiro civil Admar de Sá Neto disse ter recebido com surpresa e alegria a homenagem. Ele relembrou obras emblemáticas do estado que tiveram sua participação.
“Em qualquer vila que você imaginar, tem uma plantinha minha. Entre as obras marcantes estão o viaduto Pery Lago, construído em 100 dias com tecnologia francesa; a irrigação do Passarão; o Eco Hotel Boa Vista; e as pontes da BR-174. A engenharia é desafiada a todo momento, e ficamos felizes em saber que fizemos um bom trabalho”, relatou.
O diretor de Administração e Finanças do Sebrae-RR e deputado constituinte, Almir Morais Sá, também elogiou os homenageados e destacou o valor da profissão.
“Foi uma tarde de grande satisfação. Estamos falando de profissionais que consolidam e deixam, fisicamente, sua marca na história. Cada obra carrega sentimentos, ideias, carinho e amor. Nós passamos, mas as construções ficam. A engenharia é um legado, uma profissão linda e invejável”, destacou.
Homenageados
- Admar Sá Neto
- Alexandre Moreira de Morais Sales
- Antônio Nazareno Valente
- Apollo Augusto Oliveira Sousa
- Cristiano Bessa Teixeira da Cunha
- Emerson de Paula Oliveira
- Eurico Sobrinho de Almeida – representado por seu filho Tayron Almeida
- Fabiana Sousa Lins
- Fabrício Nunes de Freitas
- Fátima Kanadani de Carvalho
- Francisco Wolney Costa da Silva
- Haroldo José Muniz
- Jânio Ribeiro Lopes
- Jogério Evangelista de Freitas
- José Roberto Cunha Alves
- Kleber Filgueiras Guimarães
- Lilia Irene Bastos Valle
- Luis Barbosa Alves
- Marta Alves dos Santos
- Oscar Nobushiro Sato
- Paulinho Felippin
- Raimundo Alves Neto
- Reginaldo Pereira Lima
- Roberto Santos Santiago
- Robson Nunes Sampaio
- Roni Franco de Brito Rodrigues
- Valdecir Pinheiro da Costa
- Vandenildo Artur Lima de Queiroz
- Walison Tomé Briglia
- Willams Lopes Pereira
- Yuri Martins Silva
Acompanhe as ações do Legislativo
Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Se deseja ter toda a programação da emissora legislativa na palma da mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.
Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.
Para ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr da ALERR.
SUANNE OLIVEIRA

