Segundo o delegado Márcio Amorim, diretor do DPJI, as ações permanecerão intensificadas até o fim do ano / Foto: Divulgação/PCRR /
Uma ação integrada das forças de segurança que atuam no município de Rorainópolis resultou na apreensão de dois adolescentes e na prisão de três adultos envolvidos em furtos, receptação, corrupção de menores e tráfico de drogas. A operação foi desencadeada por equipes da PCRR (Polícia Civil de Roraima), PMRR (Polícia Militar de Roraima), PP-RR (Polícia Penal de Roraima) e da FICCO (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado).
Segundo o delegado Wesley Costa de Oliveira, responsável local pela ação, as investigações, que ocorrem desde terça-feira, dia 18, apontaram que dois adolescentes, um de 15 anos e outro de 17 anos, atuavam juntamente com J.P.L.S., 20 anos, na prática reiterada de furtos a residências e estabelecimentos comerciais. Diversos objetos subtraídos eram posteriormente trocados por drogas.
Ainda durante as diligências, as equipes identificaram um ponto de venda de entorpecentes. No local, foram detidos A.D.G., de 28 anos, e I.S.S.C., de 25 anos, que haviam recebido parte dos itens furtados como forma de pagamento por drogas, entre eles, aproximadamente 15 kg de carne, utilizados como principal moeda de troca. A conduta caracterizou o crime de receptação.
O diretor do DPJI (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), delegado Márcio Amorim, destacou que a atuação conjunta entre as instituições têm fortalecido o combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado no sul do Estado. Ele reforçou que as ações permanecerão intensificadas até o fim do ano.
Após serem localizados, todos os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Rorainópolis para a lavratura dos procedimentos. Os três adultos tiveram o APF (Auto de Prisão em Flagrante) formalizado pelos crimes furto qualificado , receptação e corrupção de menores. Os adultos foram apresentados na Audiência de Custódia. Contra os adolescentes foi lavrado um BOC (Boletim de Ocorrência Circunstanciado), e, posteriormente entre aos responsáveis.
O delegado Wesley Costa de Oliveira ressaltou que a população de Rorainópolis tem reconhecido o impacto positivo das operações integradas na redução dos índices criminais e no fortalecimento da sensação de segurança na região.
__________________________________
Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra investigado por série de furtos a comércios de Boa Vista
A PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio do 2º DP (2º Distrito Policial), deu cumprimento, na manhã desta quinta-feira, dia 20, no bairro Liberdade, o mandado de prisão expedido contra G.L.C., de 23 anos, investigado por praticar diversos furtos em estabelecimentos comerciais de Boa Vista.
Nos últimos dias, o 2º DP esclareceu três ocorrências atribuídas ao investigado. Os crimes foram registrados entre 14 e 17 de novembro deste ano, nos bairros Jardim Floresta e Caimbé, onde lojas tiveram as portas arrombadas e sofreram prejuízos significativos, incluindo o furto de notebooks e aparelhos celulares. G.L.C. também é apontado como autor do furto a uma casa de câmbio no bairro Pricumã, ocorrido no mês anterior, além de ser investigado por outros delitos cometidos em estabelecimentos que possuem portas de vidro. Parte dos bens subtraídos foi recuperada ao longo das diligências e devolvida aos proprietários.
O delegado Vinícius do Vale, responsável pelas investigações, informou que o suspeito vinha sendo acompanhado pelas equipes do 2º DP devido ao acúmulo de ocorrências que o relacionavam a furtos qualificados, caracterizados pelo rompimento de obstáculo e, em alguns casos, pela atuação em conjunto com outros envolvidos. Ainda segundo o delegado, o volume de prejuízos registrados pelos comerciantes motivou a representação policial, à qual o MPRR (Ministério Público de Roraima) deu parecer favorável, resultando na decretação da prisão pelo TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima).
De acordo com Vinícius do Vale, a ordem judicial reforça o trabalho contínuo das instituições na contenção desse tipo de crime.
"A integração entre a PCRR, o MPRR e o TJRR tem permitido respostas mais rápidas, garantindo maior segurança aos comerciantes e contribuindo para a redução dos furtos na capital", ressaltou.
Após o cumprimento do mandado, o preso foi conduzido ao 2º DP para sua formalização e, posteriormente, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
________________________________
EM CARACARAÍ
Polícia Civil de Roraima e Guarda Municipal prendem jovem acusado de tentar matar ex-companheira a facadas
A PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio da Delegacia de Caracaraí, numa ação integrada com a GCM (Guarda Civil Municipal), prendeu na noite desta quarta-feira, dia 19, o foragido da Justiça R. M. S. G., de 19 anos. Contra ele havia, também, um mandado de prisão preventiva pelos crimes de tentativa de feminicídio e descumprimento de medida protetiva de urgência.
Segundo a delegada adjunta de Caracaraí, Ariane Zanette, foi instaurado inquérito policial para investigar o crime que ocorreu no dia 03 de agosto de 2025. R. M. S. G., embriagado, invadiu a residência da ex-companheira, violando a medida protetiva vigente. Durante a ação, tomou o celular da vítima, cortou o cabelo dela com uma faca e iniciou golpes contra a mulher, que segurava a filha do casal.
A vítima conseguiu se desvencilhar ao reagir com chutes e fugiu para a casa de uma vizinha, que acionou a Polícia Militar. O agressor fugiu pelos fundos ao perceber a chegada da viatura.
A delegada representou pela prisão preventiva do acusado, que foi deferida pela Justiça.
A prisão do acusado ocorreu na rua Luiz Gonzaga, no Centro da sede de Caracaraí, após equipes da GCM localizarem o suspeito e o encaminharem à unidade policial para cumprimento da ordem judicial.
A delegada destacou a gravidade do caso e afirmou que o crime chamou atenção pela violência empregada. Segundo ela, trata-se de um crime repugnante e de extrema brutalidade, ressaltando que o agressor agiu com frieza ao cortar o cabelo da vítima com uma faca e tentar matá-la enquanto ela protegia a filha de colo.
A delegada enfatizou ainda que a prisão se fazia necessária diante do comportamento do investigado.
"O suspeito já havia demonstrado completo desprezo pelas decisões judiciais ao descumprir a medida protetiva concedida à vítima. Sua captura é essencial para garantir a segurança dela e para preservar a ordem pública”, disse.
Após ter a prisão formalizada na Delegacia, R. M. S. G. foi submetido a exame de corpo de delito, que não identificou lesões. Na manhã desta quinta-feira, dia 20, ele passou por Audiência de Custódia no NUPAC (Núcleo de Plantão e Atendimento), em Boa Vista. A Justiça homologou a prisão e determinou o encaminhamento imediato do investigado ao Sistema Prisional.
DA REDAÇÃO

