Projeto-piloto é produzido, apresentado e gravado pelos próprios alunos, tendo como foco matérias sobre a temática educação fiscal / Foto: Alexsandro Carvalho /
Estudantes do ensino fundamental da Escola Estadual Girassol estiveram no estúdio Márcia Seixas, da Rádio Assembleia, nesta terça-feira (18), para a gravar a segunda edição do “Girassol News”, atividade que faz parte do projeto-piloto do colégio, “Educação Fiscal”.
O telejornal é produzido, apresentado e gravado pelos próprios alunos, tendo como foco matérias sobre a temática “Educação Fiscal”. A gestora da escola, Elizângela Viana Araújo, destacou que a realização do projeto, que até então era um sonho, se tornou possível graças à parceria com a Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR).
“Era um sonho fazermos esse jornal e isso só foi possível porque vocês [ALERR] nos abriram as portas e nos ajudaram a realizar de uma forma profissional. Quando eles viram o primeiro resultado, foi uma alegria imensa para toda a comunidade escolar e os pais. Só temos a agradecer”, disse.
Segundo a gestora, as atividades do projeto vêm repercutindo positivamente na vida escolar dos alunos. “Tudo isso agrega bastante conhecimento e aprendizagem, fora a perda do medo que eles têm de falar em público. Olha só onde eles estão chegando. Agora, eles falam com confiança, responsabilidade e domínio. Tem sido muito benéfico para a vida deles”, afirmou.
Estudantes falam da expectativa com o projeto
A aluna Júlia Ribeiro, de 13 anos, desempenha o papel de repórter no telejornal. A adolescente ressaltou que é sempre participativa nas atividades da escola e que a experiência na área desde cedo está sendo gratificante.
“Esse projeto é muito importante, porque têm alunos que ainda não sabem o que querem da vida e ele ajuda a dar um norte. Ser repórter ou apresentador também é muito bom porque aprendemos a cada nova gravação. Tem sido uma experiência muito gratificante”, frisou.
A estudante Rebeca Moura, de 12 anos, apresentou o telejornal e revelou que o projeto ajudará a escola ter mais visibilidade.
“A nossa escola não é grande e, geralmente, as pessoas não reconhecem um trabalho que vem de um local pequeno ou com poucos alunos, mas é muito bom ganhar reconhecimento e saber que a gente pode fazer esse projeto. Temos vários alunos que se esforçam para fazer os textos e é proveitoso ver que ainda existem pessoas comprometidas e que tiram um tempo para fazer tudo isso”, salientou.
Nova geração
A gravação do telejornal foi dirigida pelo editor-chefe da TV Assembleia, Johann Barbosa, que compartilhou sua experiência profissional com os estudantes, dando algumas dicas. O jornalista descreveu a experiência como ‘inovadora’.
“Para mim, como profissional, foi muito interessante poder compartilhar com esses alunos tão jovens, que percebemos o quanto estão interessados, o funcionamento de um jornal, como é feita a produção de uma reportagem, a apresentação, enfim. Para nós, esse tipo de parceria é o que nos move e o que faz com que vejamos que estamos no caminho certo, levando informação e ajudando outras gerações a se preocuparem com isso”, avaliou.
Girassol News
O telejornal foi uma ideia concebida em conjunto pela professora de língua portuguesa e os alunos do ensino fundamental da escola, na qual o projeto-piloto está inserido, envolvendo o tema educação fiscal. Além do “Girassol News”, os estudantes produziram um podcast, uma música de estilo rap e um livro em formato de fábula.
SUZANNE OLIVEIRA

