Programação especial propõe encontros, lançamentos, rodas de conversa, entre outros que abordam o papel do patrimônio na construção da igualdade racial / Arte: Divulgação/Iphan /
Neste mês de novembro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realiza, pelo segundo ano consecutivo, o ciclo de eventos “Mês da Consciência Negra”, sob a coordenação do Comitê Permanente para a Preservação do Patrimônio Cultural de Matriz Africana (COPMAF). Celebrado em 20 de novembro, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra inspira a agenda do Iphan no Amazonas, Amapá, Roraima e Tocantins, destacando a preservação do patrimônio de matriz africana.
Com o tema “Patrimônio e Reparação”, Superintendências e Escritórios Técnicos do Iphan na região Norte promovem ações que convidam a sociedade a refletir sobre o papel das políticas de patrimônio cultural na promoção da igualdade racial e no reconhecimento da herança afro-brasileira como elemento central da cultura nacional.
AMAPÁ
No dia ia 21 de novembro, às 14h30, na União dos Negros do Amapá (UNA), acontece a mesa redonda “Iphan na Preservação do Patrimônio Cultural de Matriz Africana – Licenciamento, mapeamento, inventário, tombamento, registro e Salvaguarda de Bens Culturais. A ação visa promover um debate sobre os diferentes instrumentos de reconhecimento, valorização, proteção, difusão e reparação histórica dos bens culturais de matriz africana. O evento é promovido em parceria com a União dos Negros do Amapá e região metropolitana. Se inscreva aqui.
AMAZONAS
Na cidade de Manaus (AM), no dia 22 de novembro, acontece o “Encontro sobre o Patrimônio Cultural de Matriz Africana no Amazonas”, no Palacete Provincial. O evento conta com duas programações, às 9h começa a Oficina de Mapeamento da Capoeira e, das 16h às 19h, acontece uma roda de conversa e apresentações culturais. O evento tem como objetivo mobilizar comunidades detentoras de bens culturais relacionados à diáspora africana no Brasil, em especial no Amazonas.
As atividades são abertas ao público e vão reunir representantes de povos de terreiro de matrizes africanas, quilombolas, praticantes de capoeira, grupos de maracatu de nação, ofício das baianas de acarajé, pesquisadores, entre outros. Haverá certificado para os participantes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.
RORAIMA
Em Roraima, no Malocão Cultural da Universidade federal de Roraima., no dia 18 de novembro às 19h, vai ser realizado o lançamento do documentário “Iê é de Roraima Camará”, resultado do Termo de Colaboração entre o Iphan e a Federação Roraimense de Capoeira. O evento é uma ação de difusão das ações de Salvaguarda da Capoeira, tendo como público-alvo capoeiristas e público em geral.
TOCANTINS
Na cidade de Muricilândia (TO), no dia 19 às 8h, acontece o “Encontro de raizeiras do Tocantins” no Quilombo Dona Jucelina. O evento tem como objetivo de promover a valorização e o fortalecimento das práticas culturais e tradicionais das mulheres negras e quilombolas raizeiras do Tocantins, reconhecendo seu papel essencial na preservação dos saberes ancestrais e na difusão da medicina tradicional. A programação contará com palestras, oficinas práticas, rodas de conversa, exposições de produtos artesanais e medicinais, envolvendo comunidades quilombolas, pesquisadoras, instituições de ensino e organizações parceiras.
A programação completa do Mês da Consciência Negra do Iphan está disponível aqui.
FONTE: PORTAL IPHAN

