Tocando Agora: ...

CORES, FORMAS E MEMÓRIAS: ALERR sedia exposição que revive cultura e trajetória da construção histórica de Roraima

Publicada em: 12/11/2025 08:10 -

Obras das artistas plásticas Perpe e Petita Brasil ficarão disponíveis de 12 de novembro a 1º de dezembro  no Espaço Cultural Maria Luíza Vieira Campos / Foto: Jader Souza /

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), por meio do Instituto de Documentação, Acervo e Memória do Poder Legislativo Roraimense (Idam), em parceria com a Superintendência de Comunicação (SupCom), realiza a exposição “Patrimônio Histórico Arquitetônico de Roraima – cores, formas e memórias que contam nossa história”. A abertura da mostra ocorrerá nesta quarta-feira (12) e segue até o dia 1º de dezembro, no Espaço Cultural Maria Luíza Vieira Campos, localizado no hall da Casa. 

A iniciativa destaca a riqueza arquitetônica do estado e resgata memórias que ajudam a contar a história de Roraima. Composta por 35 obras, sob a curadoria de Cecy Lya Brasil, a mostra é uma homenagem aos 37 anos do Estado. As artistas plásticas Perpe e Petita Brasil retratam as belezas e o simbolismo das construções que marcaram a história de Roraima, preservando memórias afetivas locais.

O presidente da ALERR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), destacou a importância do poder público em fomentar a cultura regional e valorizar os artistas locais. “A Assembleia Legislativa abre suas portas para essa belíssima exposição. Dessa vez, uma que enaltece e preserva nossa história, tradições e reacendem lembranças, por meio de prédios antigos que compõem e compuseram nossa identidade arquitetônica. Convidamos todos a contemplarem essas obras e a fazerem parte desse momento nostálgico”, disse.

A superintendente do IDAM, Adriana Cruz, destacou que a exposição é mais uma atividade promovida pelo Instituto, criado em 2024 com o propósito de resgatar e preservar a história da Casa Legislativa e do Estado de Roraima.

“O IDAM desenvolve ações voltadas à preservação de temas relevantes para a sociedade roraimense, abrangendo áreas como cultura, educação e outros campos do conhecimento. A unidade também tem como objetivo implantar um acervo, um memorial e uma biblioteca abertos à população, fortalecendo o acesso à informação e à memória do povo roraimense”, ressaltou.

Memória afetiva

Das 35 telas compostas por tecidos, linhas e criatividade, 13 são de autoria da artista plástica Petita Brasil, que retrata patrimônios de Roraima. “Muitos deles eu refiz em tela, buscando na minha memória o que eu vivenciei. Então, avalio como muito importante essa exposição, porque remete à comunidade, que tem, realmente, respeito com o patrimônio histórico, arquitetônico, cultural e artístico. Relembrar o que tínhamos no nosso passado, e que, lamentavelmente, já não existe mais”, salientou.

O catálogo digital sobre os quadros e um resumo da história informada pela curadora Cecy Lya Brasil, além das trajetórias das artistas, podem ser conferidas no site do Poder Legislativo (al.rr.leg.br).  

SUZANNE OLIVEIRA


Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...