Solenidade ocorreu nesta segunda-feira (10), no plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, com a entrega de honrarias / Foto: Jader Souza /
A Assembleia Legislativa de Roraima agraciou com a medalha do Mérito Legislativo, na categoria Grande Mérito, o comandante-geral da PM, cel PM Overlan Lopes Alves, e com a comenda Orgulho de Roraima outros 42 policiais Militares do Estado, nesta segunda-feira (10). A sessão especial ocorreu no plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, com transmissão ao vivo pelos meios de comunicação do parlamento.
A iniciativa atendeu a Decretos Legislativos aprovados e promulgados pela ALERR, de autoria dos deputados Gabriel Picanço (Republicanos), Marcos Jorge (Republicanos), Rárison Barbosa (PMB) e do presidente Soldado Sampaio (Republicanos), pela dedicação e compromisso com a preservação da ordem pública, manutenção da segurança, priorização e proteção dos cidadãos roraimenses.
O deputado Marcos Jorge (Republicanos), autor tanto da indicação da medalha do Mérito Legislativo quanto da comenda, ressaltou ser fundamental o reconhecimento e a valorização dos profissionais que, efetivamente, contribuem com a sociedade, por parte do poder público.
“Nós sabemos o quanto a PM é importante para a segurança pública e o bem-estar da população, porque, quando falamos em um Estado seguro, falamos, também, na confiança e na tranquilidade das pessoas ao saírem às ruas. O coronel Overlan, com certeza, tem feito um excelente trabalho à frente da corporação. Também entreguei algumas comendas para policiais que contribuem com a sociedade, exercendo um ótimo papel”, afirmou.
Para o deputado Gabriel Picanço, a comenda simbolizou uma forma de agradecimento a aqueles que se dedicam todos os dias à sociedade. “A PM merece ser honrada porque ela protege nossas famílias. Por isso, hoje, próximo ao final do ano, entregamos um presente a esses guerreiros. Com muito orgulho, fizemos esse ato de reconhecimento à quem está a frente protegendo nossas vidas”, disse.
Como integrante da Segurança Pública, o deputado Rarison Barbosa enfatizou a felicidade em homenagear os colegas de profissão. “Quero parabenizar a todos os militares que foram homenageados, por fazerem a segurança ostensiva da sociedade, pois a segurança pública, também, é a nossa bandeira. Nós precisamos continuar trabalhando no Parlamento para melhorar e valorizar essa importante área no estado”, declarou.
Esforço e dedicação
Com mais de 20 anos de atuação na corporação, sendo seis meses à frente do Comando-Geral da PMRR, o cel Overlan contou da satisfação e orgulho em receber esse reconhecimento por parte do Legislativo.
“Hoje, graças a Deus e aos meus esforços, tenho a honra de ser o comandante de uma das melhores instituições do Brasil: a Polícia Militar. Em Roraima, ela tem um grande respaldo e admiração sociais. Então, para mim, foi um orgulho ao passo que, o Mérito Legislativo, é uma honraria para poucos. Por isso, me senti lisonjeado. Estou aqui para servir ao povo e fazer o melhor pela PM e a sociedade”, comentou.
Representando as mulheres, e com 17 anos de serviço prestado, a sargento Glauciane de Souza Mota avaliou o momento como muito importante para a sua carreira.
“E uma profissão na qual temos que nos dedicar quase que exclusivamente. A gente sai de casa e não sabe se irá retornar. Então, cada ato de reconhecimento é muito valioso e importante, não só para mim como também para todos os outros componentes da Polícia Militar”, pontuou.
Honrarias
A medalha da “Ordem do Mérito Legislativo” é concedida a soberanos, chefes de estado e de governo, políticos, magistrados, membros do Ministério Público, de Tribunais de Contas, da Defensoria Pública, militares, diplomatas, professores, cientistas, escritores, funcionários públicos, desportistas e outras personalidades, pelos relevantes serviços vinculados ao cumprimento do interesse público.
Ela compreende duas categorias: grande mérito e mérito especial. A primeira é destinada a premiar as obras de grande relevo, em geral, praticadas por altas autoridades do estado. Já a segunda é concedida para reconhecer os méritos excepcionais de indivíduos e instituições relevantes para Roraima.
Criada pela resolução legislativa nº 010/2009, a comenda “Orgulho de Roraima” é entregue às pessoas físicas, jurídicas ou organizações que, pela atuação no estado ou no então território federal de Roraima, se tornaram símbolo e referência para a população roraimense.
Quem são os homenageados
Indicados pelo presidente Soldado Sampaio:
- Cap PM João Paulo Silva Dantas;
- Cap PM Lucilene Oliveira Soares Carpanini;
- Cap PM Rosenildo da Silva Cruz;
- 1º Ten PM Elias de Jesus Chaves;
- 2º Ten PM Igor Ricardo Severo;
- 2º Ten PM Edinaldo Cruz Deeke;
- 2º Ten PM Neurivan Barbosa Aquino;
- St PM Jonas Batista Ribeiro Pereira;
- St PM Sérgio Luiz Batista Lage Júnior;
- St PM Rudhe de Jesus Lima;
- 1º Sgt PM Gilmar do Nascimento Veloso;
- 2º Sgt PM Felipe Thiago Lins Batista;
- Sd PM Allan Silva Costa;
- Sd PM Danilo Barroso de Araújo;
- Sd PM Delson Teixeira Sales;
- Sd PM Flávia Cristina Pinto dos Santos;
- Sd PM Kaio Leonardo Almeida Araújo;
- Sd PM Raylan de Souza Silva.
Indicados do deputado Gabriel Picanço:
- 1º Ten PM Anderson da Silva Maia;
- 2º Ten PM Francisco Lauriano Batista;
- St PM Hélcio Moura da Silva;
- St PM Walder Gomes Apolinário;
- 1º Sgt PM Valdeci José Albino;
- 2º Sgt PM Glauciane de Souza Mota;
- 2º Sgt PM Rogério Mesquita da Silva;
- 3º Sgt PM Aderley Magalhães de Assis;
- 3º Sgt PM Emerson da Chagas Lopes;
- 3º Sgt PM Railene Bezerra Silva;
- Sd PM Elias Jordan Cardoso de Freitas;
- Sd PM Johnny Emerson Barbosa Farias;
- Sd PM Paulo Mateus Souza da Silva;
- Sd PM Rodrigo Sachini;
- Sd PM Ronivaldo Silva da Cruz.
Indicados do deputado Marcos Jorge:
- 1º Ten PM Fernando Robson Lobato Bindá;
- 2º Ten PM Emilangelo Medeiros e Silva;
- St PM Ciro Marlon do Vale Canuto;
- 2º Sgt PM Luigio Almeida Pinheiro;
- 3º Sgt PM Débora Caetano de Assis;
- 3º Sgt PM Isaias Braz da Silva;
- Enf R2 Maurício Caldart;
- Sd PM Arlete Mendes Rêgo;
- Sd PM Elizangela Salvador Castello Branco.
Indicado do deputado Rarison Barbosa:
- 1º. Cel Pm Overlan Lopes Alves.
SUZANNE OLIVEIRA

