São ofertadas dez vagas e vencimento bruto é de R$ 4.001,04, com ticket alimentação e vale-transporte / Foto: CoorCom/UFRR /
As inscrições para o processo seletivo simplificado da Universidade Federal de Roraima (UFRR), que visa a contratação de dez profissionais da educação sob regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) para atuar no Projeto EJA (Educação de Jovens e Adultos) na Terra Indígena Yanomami, encerram-se nesta quarta-feira (5).
A ação visa promover a Educação de Jovens e Adultos entre o povo Yanomami/Sanöma, nas calhas dos rios Uraricoera e Auaris, fortalecendo os saberes tradicionais e os modos próprios de aprendizagem dos povos indígenas, conforme ressalta Adriana Santos, diretora do Colégio de Aplicação da UFRR e coordenadora da área educacional no projeto Yanomami.
“Os profissionais da educação contratados darão início às séries finais do Ensino Fundamental [6º ao 9º ano] com grande parte dos estudantes; uma pequena parcela deles ainda está nos anos iniciais [1º ao 5º ano]. Os processos educacionais implementados dentro do território fortalecem as comunidades, seus vínculos com os territórios, garantem o acesso deles pela primeira vez a um ensino que ocorre dentro do território, respeitando a língua, a cultura e a interculturalidade”, destaca.
Conforme o Edital nº 30/2025, são ofertadas dez vagas para profissionais da educação com licenciatura nas seguintes áreas:
- Língua Portuguesa (duas vagas);
- Educação Física (uma vaga);
- Arte – Artes Visuais, Dança, Música, Teatro ou Licenciatura Intercultural (uma vaga);
- História (uma vaga);
- Geografia (uma vaga);
- Ciências – Ciências Biológicas, Ciências da Natureza ou Educação do Campo (uma vaga);
- Matemática (uma vaga);
- Pedagogia (duas vagas).
O vencimento bruto é de R$ 4.001,04, com ticket alimentação e vale-transporte, conforme a legislação vigente. As inscrições serão feitas exclusivamente por meio de formulário eletrônico.
Os candidatos deverão anexar em arquivo único (PDF) os documentos exigidos no edital, como ficha de inscrição, diploma, currículo Lattes, carta de intenção e comprovantes de experiência. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: programayanomami.anike@ufrr.br.
Particularidades do trabalho
Os profissionais selecionados atuarão em ciclos de até 15 dias, alternando períodos na Terra Indígena Yanomami e na sede do projeto, em Boa Vista (RR). As atividades incluem a regência de turmas da EJA, planejamento pedagógico, produção de materiais didáticos e participação em formações continuadas.
“Esses profissionais passarão por um processo de formação e também serão acompanhados por supervisores, que são os coordenadores dos projetos”, esclarece Adriana Santos.
Após o período de trabalho no território indígena, o profissional terá direito a folga equivalente ao número de dias trabalhados na comunidade. A seleção valoriza o conhecimento intercultural e o diálogo entre saberes. Candidatos indígenas receberão acréscimo de 30 pontos na nota final, como forma de fortalecer a representatividade e a efetividade do ensino nas comunidades atendidas.
DA REDAÇÃO

