Frame do curta-metragem "ABC de Mãe"; a mostra infantil será exibida neste sábado (1º) no Parque do Rio Branco, a partir das 18h30, com classificação livre e programação gratuita / Foto: Divulgação /
O Coletivo Canoa Cultural, por meio do Cineclube Fora do Eixo, apresenta neste sábado (1º) o Dia Internacional da Animação (DIA). Com apoio da Biosphere Records Audiovisual, INVENTAR – Cinema de Fronteira e parceria da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), a Mostra Infantil será exibida no Parque do Rio Branco, próximo ao mural dos artistas locais, a partir das 18h30. A classificação é livre e a programação é gratuita.
O DIA é uma mostra de curtas-metragens de animação com exibições que acontecem em várias cidades de norte a sul do Brasil. Em Boa Vista, as mostras aconteceram entre 2015 e 2018. Além da capital, a exibição também já foi feita no município de Mucajaí. Em 2025, o DIA retorna a Roraima para celebrar os 22 anos da mostra.
“É uma grande alegria trazer o DIA de volta para Boa Vista. As edições anteriores também foram realizadas em espaços públicos, de forma gratuita, e agora retornamos em grande estilo: no Parque do Rio Branco. É uma forma de dar visibilidade aos realizadores e ao que está sendo produzido no audiovisual brasileiro, exibir curtas de alta qualidade e formar público”, destacou Manoel Vilas Boas, presidente do Coletivo Canoa Cultural e produtor local do DIA.
A mostra oficial é composta por uma hora de curtas brasileiros (Mostra Nacional) e uma hora de curtas estrangeiros (Mostra Internacional). Em Boa Vista, será exibida apenas a Mostra Infantil, com sete filmes de realizadores de diversos locais do país.
22 ANOS DO DIA
A primeira edição foi em 2004 no SESC Vila Mariana, em São Paulo, com a exibição de “Planeta Terra”, filme coletivo de 1986 co-dirigido por cerca de 30 animadores. Desde então, as exibições foram alcançando mais cidades em diferentes lugares do país, chegando hoje a mais de 200 cidades de todos os estados do Brasil e no Distrito Federal.
Em 2025, 137 curtas-metragens de animação brasileiros foram inscritos para exibição nas Mostras Nacional e Infantil. Destes, foram selecionados pelo júri, seis filmes para a Mostra Nacional e sete para a Mostra Infantil. Uma das grandes características do DIA é a exibição dos filmes em locais com realidades diversas. Os mesmos curtas são exibidos em grandes centros e em muitas cidades do interior onde não há salas de cinema.
PROGRAMAÇÃO
Os filmes da Mostra Infantil que serão exibidos são:
- Eu e o Boi, o Boi e Eu (Dir. Jane Carmen Oliveira, Victor - Dir. Ana Luisa Bello / Breno Barboza);
- O Enigma Do Tempo (Dir. Anderson Lister) Rheum (Dir. Rayana França);
- Minha Cidade Ideal (Dir. Crianças e Adolescentes do Projeto Animação Ambiental/Instituto Marlin Azul/EMEF Éber Louzada Zippinotti);
- ABC de Mãe (Dir. Felipe Daher, Valentina Zimpeck e João Outeiral)
- Quarentena (Dir. Thomas Larson).
DA REDAÇÃO


 
                 
 