Tocando Agora: ...

Comunidade Portuguesa em Roraima comemora os 250 anos do Forte São Joaquim

Publicada em: 30/10/2025 08:27 -

A solenidade cívico-militar nas ruínas do Forte será neste domingo (2 de novembro), com o apoio do Exército Brasileiro / Foto: Divulgação /

A Comunidade Portuguesa em Roraima comemora no primeiro fim de semana de novembro, os 250 anos do Forte São Joaquim. A celebração, mais do que uma homenagem ao passado, reforça o compromisso da Comunidade Portuguesa com a preservação da memória, a valorização dos seus heróis e a continuidade de um legado que transcende gerações.

“O objetivo da solenidade nas ruínas, em parceria com o Exército Brasileiro, é divulgar e não deixar morrer a história do Forte, que é um marco da presença portuguesa na Amazônia e em Roraima. É também um símbolo da defesa da pátria e uma celebração da nossa cultura, história e identidade, unindo portugueses e roraimenses em um mesmo sentimento”, ressalta Margareth Coimbra, presidente da Comunidade Portuguesa Forte São Joaquim.

A solenidade cívico-militar nas ruínas do Forte está marcada para este domingo, dia 2 de novembro, e contará com a participação dos alunos e professores do Colégio Militar Estadual e do coral do Colégio Estadual Militarizado Professor Carlo Casadio.

O Forte São Joaquim foi a primeira base militar portuguesa construída em 1775 para a ocupação da região, localizada na divisa dos rios Tacutu e Uraricoera, no município de Bonfim, em Roraima. O Forte foi construído em um local estratégico para a defesa da área, e suas ruínas são um marco histórico, reconhecido pelo IPHAN como patrimônio cultural brasileiro. 

Ainda em comemoração aos 250 anos do Forte São Joaquim, a Comunidade Portuguesa prepara um jantar especial com tradições lusitanas, pelas mãos do Chef Jorge e um cardápio com inspiração portuguesas e amazônica, harmonizado com vinhos portugueses. A noite terá ainda um dueto composto pela violinista luso brasileira Laura Gomes e o pianista Elton de Oliveira, com a participação especial da cantora Leka Denz. O jantar, que é por adesão e com vagas limitadas, vai ser no sábado, dia 01/11, no restaurante Morî Wei, localizado no Boa Vista Eco Hotel. As pessoas interessadas devem fazer suas reservas no número (95) 99976-2963.

IARA BEDNARCZUK


Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...