Tocando Agora: ...

SISTEMA FIER: Psicóloga apresenta palestra sobre consentimento e violência de gênero

Publicada em: 29/10/2025 08:20 -

A roda de conversa “Vamos falar sobre consentimento?” será conduzida pela Dra. Arielle Sagrillo Scarpati, pós-doutora em Psicologia / Foto: Divulgação /

O Serviço Social da Indústria (SESI-RR), com apoio da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER), realiza nesta quarta-feira (29), às 18h, no Tapiri do SESI-RR (Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 3710, Bairro Aeroporto, em Boa Vista), o evento “Vamos falar sobre consentimento?”, uma importante roda de conversa conduzida pela Dra. Arielle Sagrillo Scarpati, pós-doutora em Psicologia.

A iniciativa tem como objetivo promover a conscientização sobre o conceito de violência de gênero, suas principais formas e impactos na vida das pessoas, além de abordar o consentimento como elemento central nas relações humanas e sociais. Em um estado como Roraima, que apresenta índices preocupantes de violência contra mulheres, a discussão se torna ainda mais urgente e necessária.

Durante o encontro, serão tratados temas como:

  • As violências (in)visíveis e naturalizadas e seus riscos;
  • Consentimento e violência sexual;
  • Sinais e formas como a violência pode se manifestar;
  • Efeitos no bem-estar, na produtividade e na saúde mental;
  • O papel dos aliados;
  • Como apoiar sem expor ou revitimizar;
  • A importância de fortalecer uma cultura de respeito e segurança.

A palestrante convidada, Dra. Arielle Sagrillo Scarpati, é psicóloga pela Universidade de Vila Velha, mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), doutora em Psicologia Forense pela University of Kent (Reino Unido) e especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela PUC-RS.

Em 2019, concluiu o Pós-Doutorado Júnior pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atualmente atua em pesquisas e formações voltadas à psicologia, comportamento e relações humanas.

O evento é aberto ao público, e a presença da imprensa é fundamental para ampliar o alcance dessa discussão e reforçar o compromisso coletivo com a prevenção da violência e a promoção de ambientes mais seguros e respeitosos.

DA REDAÇÃO


Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...