As bolsas de extensão tecnológica têm valor de R$ 5 mil e as inscrições podem ser feita on-line / Foto: Ascom/Sebrae-RR /
O Sebrae Roraima lançou o edital do programa Agentes Locais de Inovação (ALI). Os interessados precisam ter formação acadêmica em nível de graduação, em curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), e devem acessar o edital até o dia 7 de novembro. As bolsas de extensão tecnológica têm valor de R$ 5.000,00, e as inscrições podem ser feita on-line.
Comprometido com sua missão de impulsionar o empreendedorismo como força transformadora do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do país, O Sebrae dá início a mais uma etapa do programa ALI – Produtividade, Rural e Educação Empreendedora. A iniciativa integra a Política de Inovação do Sistema Sebrae, que busca promover o desenvolvimento sustentável a partir da aplicação do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (MLCTI).
A partir da extensão tecnológica, o projeto tem como objetivo apoiar micro e pequenas empresas urbanas, bem como pequenos produtores rurais, na implementação de soluções inovadoras que promovam o aumento da produtividade e o fortalecimento do ecossistema local de inovação. Os bolsistas de Extensão Tecnológica (BET) atuarão diretamente com os empreendedores e agentes do ecossistema, aplicando ferramentas e metodologias ágeis para diagnosticar desafios, identificar e testar alternativas, além de acompanhar a execução das soluções propostas.
Os ciclos do programa têm duração de 6 a 18 meses. Na modalidade Produtividade, cada ciclo envolve entre 22 e 25 empresas; já na modalidade Rural, até 15 propriedades rurais participam por ciclo, e na modalidade ELI são trabalhados os atores do ecossistema de inovação. Cada modalidade conta com uma metodologia específica para a atuação dos agentes. Durante o processo, os bolsistas pesquisadores utilizam métodos que permitem medir os resultados das inovações implementadas. Esses resultados são transformados em produtos científicos, como artigos e estudos de caso, sempre com orientação acadêmica.
O Programa ALI terá vigência, de acordo com cada modalidade especificada no edital, com projetos até 2027. A iniciativa reafirma o compromisso do Sebrae em disseminar a cultura da inovação, fortalecer os pequenos negócios e contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável em todo o país.
Vagas
As vagas são direcionadas a profissionais formados em curso de graduação regulamentado pelo MEC, com especificações de áreas para a modalidade Rural e qualquer área de formação nas diferentes áreas, para diferentes localidades, conforme lista abaixo:
ALI Rural:
- Boa Vista;
- Mucajaí;
- Bonfim;
- Alto Alegre;
- Cantá;
- São João da Baliza;
- São Luiz do Anauá;
- Caroebe.
ALI Produtividade:
- Boa Vista;
- Rorainópolis;
ALI Ecossistemas:
- Boa Vista.
DA REDAÇÃO

