Van com serviços e orientação sobre defesa do consumidor percorrerá centros comerciais da capital e do interior do estado até o fim do ano / Foto: Alfredo Maia /
Mucajaí foi a primeira cidade do interior de Roraima a receber, nesta quinta-feira (23), a van de serviços do Procon Assembleia Itinerante, Serviço de Orientação e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR).
Durante todo o dia, uma equipe estará à disposição da população para fazer pré-atendimentos e prestar orientações sobre qualquer tipo de situação relacionada ao consumo. O atendimento está sendo realizado na avenida Nossa Senhora de Fátima, nº 2710, no Centro de Mucajaí, até as 18h.
A autônoma Marlene Prado aproveitou a van estacionada para tirar dúvidas com o diretor do Procon Assembleia, Aldo Carvalho. Ela afirmou que a presença do serviço itinerante no município vai conscientizar a população sobre o que pode ou não na compra ou venda de produtos e serviços.
“É muito bom. Orientar todo mundo que não sabe, às vezes tem uma demanda para resolver e não sabe, e o Procon vindo, como veio hoje, já vai resolver e ajudar a população”, comemorou.
Dona de um quiosque na avenida Nossa Senhora de Fátima, Valdenice Araújo revelou ter dúvidas sobre a cobrança diferenciada nas formas de pagamento dos clientes e questionou se pode ou não cobrar uma taxa extra no crédito, por exemplo.
“Desde que eu informe cada cliente antes de consumir o produto para que seja cobrado, independente do valor e da forma de pagamento. Sendo cartão, eu cobro diferenciado”, informou Val, como é conhecida em Mucajaí.
Aproveitando a ida à cidade, a equipe do Procon Assembleia percorreu o centro comercial de Mucajaí para conversar com lojistas, vendedores, populares e entregar o exemplar do Código de Defesa do Consumidor, item obrigatório em todo empreendimento.
Há 30 anos como gerente comercial na loja da família, Adriana Soares Moura enfrenta desafios todos dias, mas municiada pelas informações necessárias, e com o CDC em mãos, saberá como agir em caso de dúvidas, a exemplo de garantias e assistência técnica.
“Tem cliente que já chega, quer saber mais do que a gente. Aí a gente vai e fala: ‘[garantia] é de sete dias pela loja e um ano pela fábrica’. Tem cliente que quer que a gente leve a mercadoria na assistência, né? Mas são eles que têm que levar, não é a loja. Aí tem uns que entendem, uns que diz que vão procurar pelo direito deles”, comentou.
Com a chegada do fim do ano e a intensidade de festas e datas comemorativas, o Procon Assembleia intensificará as ações itinerantes, tanto na capital quanto no interior do estado.
“Temos a intenção de ir a outros municípios. Sabemos que nesse mês de novembro vai começar a Black Friday. Então, é importante também que a gente percorra esses municípios orientando em como eles devem atuar, e formas de pagamento, como eles devem colocar o produto deles que eles vão colocar venda”, excplicou Aldo Carvalho.
Van Itinerante do Procon Assembleia está à disposição
Conforme adiantou o diretor do Procon Assembleia, a van está à disposição, basta solicitar o serviço.
“Se você quiser a nossa van perto da sua loja, e também no seu município, você pode entrar em contato com o nosso número que é o 98401-9465. Você manda uma mensagem para a gente no WhatsApp e solicita a nossa presença e a gente vai até a sua loja, orienta da melhor forma e a gente vai cada vez mais ampliar esse projeto do Procon Assembleia justamente para isso, para ajudar o consumidor a entender quais são os seus direitos e também os empresários – quais são os seus deveres e seus direitos dentro dessa relação de consumo”, explicou.
YASMIN GUEDES ESBELL

