Neste mês de outubro já ocorreu uma visita, e tem mais quatro agendadas / Foto: Edilson Rodrigues /
Aprender sobre a importância e a diversidade dos solos de Roraima. Esse tem sido um dos motivos que instituições de ensino têm agendado visitas com estudantes ao Museu de Solos da UFRR (Universidade Federal de Roraima).
Neste mês de outubro já ocorreu uma visita, e tem mais quatro agendadas, quando os estudantes irão conhecer diferentes tipos de amostras de solos, compreender sua formação e função no meio ambiente.
O coordenador geral do Museu de Solos, professor José Frutuoso do Vale Junior, informou que o principal objetivo do Museu de Solos, além de guardar e expor um acervo riquíssimo dos solos de Roraima, também é apresentar para a comunidade de maneira didática e educativa.
“A ideia é que conheçam o acervo do museu e aprendam sobre a importância do solo para o meio ambiente, proporcionando uma vivência prática de observação e compreensão dos diferentes solos e suas características”, afirmou.
O coordenador explicou que as visitas são acompanhadas por especialistas, com o objetivo de aproximar os jovens do conhecimento científico por meio da observação prática e da educação ambiental.
Ele disse que os visitantes são estudantes de escolas e de instituições de ensino superior públicas e privadas. “Mais de 320 estudantes já visitaram o Museu de Solos. Para agendar a visita é só entrar em contato comigo [95-99135-0750]”, comentou o coordenador.
Neste mês de outubro, as próximas visitas, que são acompanhadas por colaboradores do Museu de Solos, ocorrerão nos dias:
- Dia 21 – às 14h30: estudantes de mestrado e doutorado do Pronat (Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais) da UFRR. Às 16h, estudantes do curso de Arquitetura da UFRR.
- Dia 22 – às 8h30: alunos da escola estadual Monteiro Lobato.
- Dia 23 – às 14h30: estudantes do curso de Agronomia da Faculdade Cathedral.
EDILSON RODRIGUES