Os dois corpos foram localizados na tarde desta quarta-feira (15), em uma fossa no bairro Cidade Satélite, em Boa Vista / Foto: Divulgação PCRR /
A PCRR (Polícia Civil de Roraima) localizou, na tarde desta quarta-feira, dia 15, os corpos de dois homens que estavam desaparecidos desde o último sábado, dia 11. A descoberta foi resultado de uma operação conjunta entre a DGH (Delegacia-Geral de Homicídios), o NIPD (Núcleo de Investigação de Pessoas Desaparecidas), ambos subordinados ao DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), e o DEINT (Departamento de Inteligência) da SESP (Secretaria de Segurança Pública).
Os corpos encontrados têm uma grande probabilidade de serem das vítimas, Andresson Dinardo de Almeida, de 38 anos, e Hederson Ferreira da Silva, de 28 anos, desaparecidos desde o último dia 11.
Os corpos foram encontradas em uma fossa, localizada em um imóvel no bairro Cidade Satélite, em Boa Vista, após diligências intensas baseadas em informações obtidas durante oitivas e cruzamento de dados de inteligência. Os corpos apresentavam sinais de extrema violência e estavam em avançado estado de decomposição.
No dia 12, familiares das vítimas registraram o boletim de ocorrência relatando que os dois haviam desaparecido no dia 11, quando saíram de casa e não foram mais vistos. Desde então, o caso vinha sendo investigado como desaparecimento de pessoas. No entanto, à medida que as investigações avançaram, surgiram elementos que indicavam a possibilidade de homicídio, o que levou a Polícia Civil a concentrar esforços na localização das vítimas e na descoberta dos corpos.
De acordo com o delegado titular do NIPD, Jean Daniel, a ocorrência inicialmente era tratada como caso de desaparecimento de pessoas.
"Desde o primeiro momento, nossas equipes estiveram em campo, realizando diligências contínuas. Com base em informações levantadas durante a investigação e com o apoio do DEINT, conseguimos chegar ao endereço onde os corpos foram localizados. Foi um trabalho técnico, detalhado e de muito empenho por parte de toda a equipe”, explicou o delegado.
O delegado da Homicídios, Luís Fernando Zucchi Lebed, reforçou que, a partir do avanço das investigações e do trabalho de campo, surgiram indícios de que o desaparecimento poderia estar relacionado a um crime de homicídio.
"A princípio tratava-se de um caso de desaparecimento. No entanto, com o avanço das diligências, surgiram informações que apontavam para a possibilidade de homicídio. A equipe seguiu as pistas, realizou buscas no local indicado e acabou encontrando os corpos divididos em partes. Embora ainda dependam da identificação necroscópica, há fortes indícios de que sejam os dois desaparecidos”, relatou o delegado.
O delegado informou ainda que as equipes policiais contaram com o apoio de uma equipe do CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima), para a remoção dos corpos, do local em que foram encontrados.
Durante a remoção, foi constatado que partes dos corpos das vítimas não foram encontradas e as buscas seguem em andamento para localizá-las. A suspeita é de que estejam enterradas em covas naquela área, que está sendo vasculhada.
Para o delegado, o avanço nas investigações que resultaram na localização dos corpos deve-se ao papel decisivo da integração entre a Polícia Civil e o DEINT, ressaltando que o trabalho conjunto foi determinante para o rápido desfecho das buscas.
"Esse resultado é fruto da união de esforços e da troca constante de informações entre as unidades. Essa integração é fundamental para a agilidade e eficiência na resolução de casos complexos como este”, enfatizou.
O local foi isolado e periciado por equipes do ICPDA (Instituto de Criminalística Perito Dimas Almeida) e do IML (Instituto de Medicina Legal), responsáveis pela remoção e exames complementares.
As investigações continuam para identificar os autores e esclarecer as circunstâncias do crime na Delegacia-Geral de Homicídios.
DA REDAÇÃO