A parlamentar estava internada em Jaú (SP), em tratamento contra o câncer / Foto: Arquivo pessoal /
Por meio de nota publicada em seu perfil no Instagram, a Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV) comunicou e lamentou o falecimento da Vereadora Tuti Lopes (Podemos), 41 anos, ocorrido na manhã desta quarta-feira (15).
Tuti Lopes estava internada em Jaú (SP), onde fazia tratamento contra o câncer nos ovários desde 2022. Mesmo na luta contra a doença, entre um procedimento e outro a vereadora retornava a Boa Vista para cumprir seu papel de parlamentar.
"De 1º de janeiro de 2021 até a presente data, a parlamentar exerceu com dedicação, ética e compromisso o seu mandato, sendo voz ativa na defesa dos interesses da população e deixando um legado de trabalho, respeito e cuidado com as causas sociais e comunitárias", diz trecho da nota emitida pela CMBV.
Quem foi Tuti Lopes
Roraimense, nascida em Boa Vista no dia 13 de janeiro de 1984, filha do ex-deputado federal Édio Lopes, Maria Inês Maturano Lopes (mais conhecida como Tuti Lopes) era divorciada e advogada.
Estava no segundo mandato de vereadora por Boa Vista. Foi eleita para o primeiro mandato nas eleições municipais de 2020, com 1.363 votos e se reelegeu em 2024, com 2.704 votos.
Tuti Lopes deixa como legado mais de 15 leis municipais que beneficiam mulheres, pessoas com deficiência, estudantes, categorias profissionais, Esporte, Educação e Saúde.
Quem é o 1º suplente?
Quem deve assumir a vaga deixa por Tuti Lopes é o primeiro suplente do Podemos, Antonio Oreste de Aguiar (Oreste Aguiar), 46 anos, que nas eleições de 2024 obteve 1.881 votos. Ele é comerciante, casado, , nasceu Boa Vista, em 4 de julho de 1979. Declarou à Justiça Eleitoral o montante de R$ 820 mil em bens.
Nota da CMBV:
A Câmara Municipal de Boa Vista comunica, com mais profundo pesar, o falecimento da Vereadora Tuti Lopes, ocorrido nesta quarta-feira, 15 de outubro de 2025.
De 1º de janeiro de 2021 até a presente data, a parlamentar exerceu com dedicação, ética e compromisso o seu mandato, sendo voz ativa na defesa dos interesses da população e deixando um legado de trabalho, respeito e cuidado com as causas sociais e comunitárias.
Sua partida representa uma perda irreparável para esta Casa Legislativa, para os colegas parlamentares, servidores, amigos e para toda a população de Boa Vista, que teve na vereadora uma representante íntegra e atuante.
Neste momento de dor, a Câmara Municipal solidariza-se com os familiares, amigos e toda a comunidade enlutada, rogando a Deus que conforte os corações e conceda força para superar tamanha perda.
WIRISMAR RAMOS - da Redação (e-mail: opinativa.net@gmail.om) - com informações da FOLHA BV