Deputados também aprovaram um projeto que institui o Dia Estadual de Conscientização sobre Hérnias e outro que inclui o beach tennis no calendário esportivo estadual / Foto: Marley Lima /
A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) aprovou, de forma simbólica, três Projetos de Lei (PLs) que valorizam a cultura do município de Caroebe, a saúde e o esporte no estado. As proposições foram aprovadas em sessão ordinária desta terça-feira (14), no plenário Noêmia Bastos Amazonas.
O PL nº 89/2024 concede a Caroebe o título de Capital Roraimense da Festa da Banana. O deputado Armando Neto (PL), autor do projeto, ressaltou a importância da cultura da banana para o município e o impacto econômico da produção agrícola local.
“Nada mais justo do que reconhecer o potencial de Caroebe, que há anos movimenta a economia regional com a produção de banana. Esse título valoriza os pequenos, médios e grandes produtores que fortalecem a renda e o desenvolvimento do município”, afirmou.
O deputado Marcos Jorge (Republicanos) elogiou a iniciativa do colega parlamentar e destacou o fortalecimento da economia regional proporcionado pelo evento anual. “O município já se prepara para uma nova edição da Festa da Banana, que neste ano deve ganhar o Agro Show, voltado ao fortalecimento do agronegócio. Parabenizo também o povo trabalhador de Caroebe por essa importante conquista”, frisou.
Já o deputado Marcelo Cabral (Cidadania) enfatizou o papel histórico da cultura da banana para o município. “Caroebe sempre foi e sempre será o município da banana. A produção gera emprego e renda, e a gestão municipal tem valorizado essa tradição com muito trabalho”, ressaltou.
O deputado Coronel Chagas (PRTB) também reconheceu o mérito da proposição. “Assim como Normandia é reconhecida pela melancia e o Cantá pelo abacaxi, Caroebe passa a ter o título da banana. É um justo reconhecimento ao potencial produtivo do município”, declarou.
Conscientização sobre hérnias
Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 191/2025, que institui o Dia Estadual de Conscientização sobre as Hérnias e Doenças da Parede Abdominal, data a ser celebrada anualmente no dia 19 de junho. O deputado Dr. Cláudio Cirurgião (União) é autor da proposta e comentou sobre a necessidade de discutir o assunto.
“Essas doenças causam grande incapacidade funcional e têm mais de 700 pacientes aguardando cirurgia no estado. O projeto também prevê ações educativas e mutirões de atendimento, inclusive com apoio de especialistas nacionais”, explicou o parlamentar, ao anunciar o primeiro mutirão voluntário de hérnias em Roraima, previsto para dezembro de 2025.
Beach Tennis entra para o calendário esportivo
Ainda na sessão, foi aprovado o substitutivo nº 2/2024 ao Projeto de Lei nº 304/2023, de autoria dos deputados Marcelo Cabral (Cidadania) e Lucas Souza (Podemos), que reconhece o beach tennis como modalidade esportiva oficial do estado.
Cabral reforçou que a modalidade é versátil e ainda contribui para o crescimento de outros esportes. “O esporte cresceu muito em Roraima. É acessível, promove saúde e já reúne mais de 1.500 praticantes em todo o estado. Valorizar o beach tennis é incentivar qualidade de vida e lazer para nossa população”, ressaltou.
Outubro Rosa
Na mesma sessão, os deputados aprovaram também o Requerimento nº 169/2025, de autoria da deputada Catarina Guerra (União), que determina a iluminação da fachada da Assembleia Legislativa na cor rosa durante o mês de outubro, em alusão à Campanha Outubro Rosa, de conscientização sobre o câncer de mama.
ANDERSON CALDAS