O espaço oferecerá formação integral, com estrutura moderna pensada para estimular a aprendizagem e a criatividade / Foto: Ascom/SESI-RR /
Foi inaugurada nesta sexta-feira (3) a primeira Escola SESI de Referência em Roraima. A ação fortalece o compromisso do SESI-RR com a educação, transformando o estado em uma referência educacional, com a inclusão de tecnologia, inovação e formação integral para seus estudantes.
O espaço oferecerá formação integral, com estrutura moderna pensada para estimular a aprendizagem e a criatividade, com salas de aula interativas, laboratórios, biblioteca e áreas de convivência. A unidade também promoverá oficinas culturais e esportivas, proporcionando atividades extracurriculares.
O evento reuniu autoridades e gestores de educação, com a participação do presidente do Conselho Nacional do SESI (CN-SESI), Fausto Augusto Junior, da presidente da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER), Izabel Itikawa, do secretário adjunto da Secretaria de Educação do estado de Roraima, Edson Ferreira, da superintendente do SESI Roraima, Almecir de Freitas Camara, e do gerente de Tecnologias Educacionais do SESI Nacional, Arioston Cerqueira.
Para o presidente do CN-SESI, Fausto Augusto Junior, o SESI possui um papel fundamental na formação de cidadãos para a sociedade, e a inauguração de mais uma unidade da Escola SESI de Referência no país representa o avanço e o compromisso com essa missão.
“O SESI consolidou-se como uma referência nacional em educação, especialmente no campo da educação tecnológica. A proposta da instituição é oferecer um modelo de ensino capaz de acompanhar a transição do século XX para o XXI, respondendo aos desafios de um cenário em constante transformação. Vivemos um período de mudanças rápidas, que exige soluções inovadoras e uma escola preparada para formar cidadãos à altura dessa nova realidade”.
Fausto também destacou o impacto da implantação de uma escola de referência para o estado. “A chegada desta unidade representa um marco simbólico para Roraima, pois estabelece um novo padrão de excelência educacional no território em que está inserida. Essa presença qualificada favorece o diálogo com o poder público e a sociedade civil, contribuindo para a construção coletiva de uma educação alinhada às demandas atuais e às necessidades da população”, finalizou.
A presidente da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER), Izabel Itikawa, ressaltou a alegria e satisfação de poder realizar a entrega da unidade para o estado. Ela abordou como a escola é mais que uma instituição de ensino, é uma escola que nasce com o compromisso de oferecer uma educação inovadora.
“A Escola SESI de Referência é um modelo educacional, concentrando qualidade acadêmica, tecnologia, protagonismo estudantil e formação global, contribuindo para a formação de cidadãos críticos, criativos e preparados para o desafio do mundo do trabalho e da atividade em sociedade”.
Parceria público-privada na transformação educacional
O evento de lançamento contou com a presença do secretário-adjunto da Secretaria de Educação de Roraima, Edson Ferreira, que participou da inauguração prestigiando esta ação que eleva a educação do estado.
Para o secretário adjunto, as parcerias são fundamentais para fomentar os serviços prestados para a população, como a educação.
“É importante fomentar essas parcerias, para que possamos cada dia mais alcançar o maior número de pessoas a serem atendidas. Por isso, só tenho a agradecer a toda equipe SESI pela parceria, e parabenizar pelo trabalho de excelência desenvolvido em nosso estado. É uma escola de referência que forma grandes cidadãos para a sociedade roraimense”, finalizou.
A superintendente do SESI Roraima, Almecir de Freitas Camara, reforçou a alegria de poder inaugurar uma unidade que atenderá toda a comunidade e, principalmente, o trabalhador da indústria e seus dependentes.
“A nossa Escola SESI de Referência é feita não só de estrutura física, mas de um método inovador, um método de ensino-aprendizagem que faz o aluno ser protagonista do seu aprendizado. E isso reflete um grande impacto, porque muda o processo de ensino-aprendizagem, em que possibilita que o aluno circule por essa escola, e aprenda dentro de cada ambiente de acordo com a disciplina que está sendo aplicada. E tudo isso oferecido para o trabalhador da indústria, seus dependentes e a comunidade em geral.”
O Departamento Nacional do SESI também esteve presente na inauguração. O gerente de tecnologias, Arioston Cerqueira Rodrigues, acompanhou a abertura de mais uma escola de referência. Arioston reforça que um dos eixos trabalhados dentro de uma escola de referência é voltado para as tecnologias educacionais.
“Em uma escola de referência, os estudantes vão ter em sala de aula equipamentos, instrumentos para testar e ver na prática a aplicabilidade daquilo que na física ou na matemática, muitas vezes, se torna abstrato. Então, os espaços desenvolvidos aqui refletem a metodologia baseada em fazer aprendendo, e é isso que estamos vendo aqui em Roraima”, concluiu.
Infraestrutura moderna
A nova estrutura de ensino conta com salas amplas, laboratórios de educação tecnológica com aulas de robótica e laboratório de ciências. Além disso, terá um novo bloco de salas de aula que atenderá os alunos do ensino fundamental e médio.
O projeto proporcionará um novo modelo de ambientes de aprendizagem, promovendo uma estrutura física com diferencial das demais escolas privadas do estado de Roraima, sendo favorável a interação entre os alunos e as vivências escolares, com 10 salas temáticas, incluindo as áreas de conhecimento de linguagem e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências humanas e sociais aplicadas, ciências da natureza e suas tecnologias, sala de criação maker e espaço da robótica, além de contar com mecanismos de sustentabilidade, como energia fotovoltaica e sistema de captação de água da chuva.
Compromisso e valorização com a população local
Durante a semana que antecedeu a inauguração, o Conselho Nacional do SESI esteve em Boa Vista, em visita institucional, para conhecer um pouco do trabalho da instituição no estado, com ações voltadas à educação, saúde e qualidade de vida dos trabalhadores da indústria e de suas famílias.
Durante a agenda, o presidente Fausto Augusto Junior também acompanhou a formatura do curso Costurando Oportunidades, no Senai. A iniciativa é realizada em parceria com o Sindicato das Indústrias de Confecções de Roraima (Sindiconf) e a Operação Acolhida, voltada à capacitação e integração de imigrantes venezuelanos.
A visita incluiu ainda a sede do Sesi Roraima, onde conheceu projetos que reafirmam o compromisso da instituição com o bem-estar e o desenvolvimento da população local.
DA REDAÇÃO