São 100 vagas presenciais, além da possibilidade de participação remota e as inscrições já estão abertas / Foto: Ascom/SESI-RR /
Boa Vista sediará nos dias 3, 4 e 5 de outubro a terceira edição do NASA Space Apps Challenge, considerado o maior hackathon de inovação e tecnologia do mundo. O encontro, promovido pela Agência Espacial Norte-Americana (NASA), ocorrerá a partir das 19h, em formato híbrido, permitindo participação tanto online, quanto presencial que será no Tapiri SESI Roraima.
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas aqui.
Estão disponíveis 100 vagas presenciais, além da possibilidade de participação remota. A organização local conta com apoio da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER), do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
O NASA Space Apps Challenge é realizado anualmente em diversas cidades do mundo com a proposta de reunir profissionais, estudantes e entusiastas de diferentes áreas para desenvolver soluções criativas voltadas a desafios globais. Os temas envolvem exploração espacial, ciência de dados, sustentabilidade e questões prioritárias da vida na Terra. Durante o evento, os participantes trabalham em equipes multidisciplinares, utilizando dados abertos fornecidos pela NASA para propor projetos inovadores com potencial de impacto social.
A programação em Boa Vista começa no dia 3 de outubro, às 19h, com a cerimônia de abertura. Nos dois dias seguintes, equipes formadas por pessoas de diferentes formações irão colaborar de forma intensiva no desenvolvimento de protótipos e soluções.
Histórico em Boa Vista
Desde sua primeira edição, o evento tem atraído centenas de inscritos, entre estudantes, profissionais da tecnologia, designers, empreendedores e interessados em inovação. Em 2024, Boa Vista alcançou destaque nacional ao registrar 98 inscritos, tornando-se a cidade com maior número de participantes da região Norte e figurando entre as mais engajadas do país.
Perspectivas para 2025
A edição deste ano contará com mentores de diferentes regiões do Brasil, trazendo experiências diversas que prometem enriquecer a jornada dos participantes. Mais do que uma competição, o hackathon se consolida como espaço de aprendizado, troca de conhecimentos e networking.
A iniciativa também busca inspirar jovens da região Norte, incentivando o interesse em áreas como ciência, tecnologia, engenharia e design, além de estimular a formação de novos talentos para o ecossistema de inovação local.
DA REDAÇÃO