Tocando Agora: ...

HISTÓRIAS QUE CURAM: “O Peso do Silêncio, A Força das Palavras” compartilha a vivência de quem rompeu o ciclo da violência e se refez

Publicada em: 25/09/2025 10:18 -

Livro escrito pela psicanalista da Secretaria Especial da Mulher da ALERR, Janaína Nunes, está disponível na internet e na sede do Chame / Foto: Eduardo Andrade /

O livro “O Peso do Silêncio, a Força das Palavras”, escrito por Janaína Nunes, psicanalista e coordenadora do Grupo Terapêutico Flor de Lótus, desenvolvido pelo Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), da Secretaria Especial da Mulher (SEM), foi lançado nesta quarta-feira (24) no Espaço Cultural Maria Luíza Vieira Campos, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR).

A obra retrata, em 72 páginas, a transformação de uma mulher após sofrer traumas e abusos. É a biografia de alguém que buscou a terapia e a espiritualidade para enfrentar o passado e encontrar o caminho da cura. “Não sofram sozinhas. As palavras curam. O silêncio, ele não só é ensurdecedor, mas a palavra ela cura”, encoraja a autora do livro, Janaína Nunes.

O lançamento do livro contou com a presença de amigos e convidados da autora, que participaram de uma tarde de autógrafos. Emocionada, Janaína compartilhou o sentimento de ver concretizado um trabalho dedicado à cura e à resiliência.

“Quando eu comecei a atender mulheres vítimas de violência, eu lincava ali um abuso na primeira infância com o abuso também na vida adulta. E essas mulheres vinham falar, né, na sua vida adulta. E a gente percebia que elas tinham passado por uma vida de abuso também na fase da infância.”, contou.

Símbolo de inspiração para Janaína, a empresária Wal Rodrigues frequentou o Grupo Terapêutico Flor de Lótus no início de 2024. Encorajada a enterrar o passado traumático, ela usou o espaço para compartilhar suas dores e buscar ajuda. Com o livro em mãos, o sentimento é de liberdade.

“Fiquei muito mexida, porque realmente é aquilo que eu sempre almejei, que a minha história ultrapassasse os limites, né? Os meus limites como aconteceu. E quando a doutora fez e me passou a informação de que eu teria sido a inspiração dela, foi um ressurgimento para toda aquela dor, porque não é somente eu, existem outras mulheres, existem outras Wals, outras Rosas, outras Marias e a minha dor hoje é uma cura”, disse a empresária.

Assim como Janaína e Wal, outras mulheres aproveitam espaços terapêuticos para se reencontrarem. A diretora da Secretaria Especial da Mulher, Glauci Gembro, prestigiou o lançamento do livro e enalteceu a força das participantes em buscar ajudar e não se calarem diante das tristezas e dificuldades.

“É a coragem dela de escrever sua própria história, de contar sua dor, contar sua superação, né? E é uma sobrevivente da violência. A Janaína, ela faz parte do grupo terapêutico e ela tem ajudado muitas mulheres, até porque ela já passou por essa dor. Então, é mais fácil a gente ajudar quando a gente vivenciou aquilo. Na verdade, a gente vê que o Grupo Flor de Lótus tem tido um resultado tão positivo, principalmente porque ela está ali para ouvir essa mulher, para compartilhar também da história dela, de superação e ajudar essas mulheres a falarem, a se curarem mesmo”, destacou Glauci.

Como adquirir o livro

Os interessados podem adquirir o exemplar na sede do Chame, localizado na avenida Santos Dumont, 1470, bairro Aparecida, ou diretamente no site da Editora Lúmen.

YASMIN GUEDES ESBELL

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...