Assembleia Legislativa de Roraima homenageia profissionais da comunicação, destacando seu papel na defesa da democracia e no acesso à informação / Foto: Marley Lima /
A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) realizou uma sessão especial em homenagem aos jornalistas do estado, com a entrega da Comenda Orgulho de Roraima. A solenidade, proposta pela deputada Angela Águida Portella (Progressistas), reconheceu a importância dos profissionais na defesa da liberdade de expressão, dos direitos fundamentais e na consolidação da democracia.
A deputada Angela Águida destacou a relevância da homenagem aos profissionais da comunicação. “Essa homenagem está sendo feita pela passagem do Dia do Jornalista, e é uma alegria para mim, tendo em vista que essa é uma missão muito nobre: comunicar, trazer informação e também ajudar as pessoas. Assim, elas têm a possibilidade de construir suas próprias opiniões. O jornalista chega em todas as casas, seja pela televisão, pela internet, e a gente está fazendo isso como reconhecimento”, afirmou.
A vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Roraima (Sinjoper), Grazy Maia, enfatizou a dedicação dos homenageados. “É uma grande satisfação estar aqui hoje, principalmente nesta data tão simbólica, em que se reconhece a luta diária de tantos profissionais da comunicação. São pessoas que acompanham o dia a dia da sociedade, exercendo um papel fundamental com senso crítico e compromisso com a verdade”, ressaltou.
O jornalista e professor Maurício Zouein também foi homenageado e ressaltou o significado da honraria. “Na academia, nos dedicamos a formar profissionais comprometidos com a ética e o bem comum. O jornalismo é uma profissão marcada pela doação constante, e quando somos reconhecidos dessa forma pelo povo e, em uma casa que representa o povo, o significado é imenso. Cheguei a Roraima em 1974 e receber essa homenagem da Assembleia Legislativa é um momento de profunda gratidão”, disse emocionado.
Outro jornalista homenageado, Luciano Abreu, valorizou o trabalho coletivo por trás da produção jornalística. “É muito bacana você receber um reconhecimento de anos de trabalho. Ainda mais porque não é um reconhecimento só do Luciano Abreu, é um reconhecimento de tanta gente. A gente que faz jornalismo faz com toda uma equipe, desde aquele cara que trabalha na limpeza até o diretor-geral. Hoje estou recebendo uma homenagem, todos eles também estão recebendo. Quero agradecer à Assembleia por esse reconhecimento”, frisou.
A solenidade contou também com a presença de autoridades e representantes de instituições ligadas à comunicação e à cultura. Participaram da sessão o vereador Bruno Perez (MDB), a vereadora Bárbara Falcão (Progressistas), o coordenador do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Roraima (UFRR), professor Felipe Collar Berni, o gerente de Jornalismo da Rede Amazônica, Marcos Cadidé, e a presidente da Academia Roraimense de Letras, Cecy Brasil.
Homenageados
Foram homenageados com a Comenda Orgulho de Roraima:
- In Memoriam à jornalista Alexssandra Vaneza Ribeiro Targino (representada por sua irmã Michella);
- Antonia Costa da Silva (representada pela filha Aynara);
- Cyneida Menezes Correia;
- Edgar Jesus Figueira Borges;
- Élissan Paula Rodrigues;
- Érica Patrícia Rodrigues Figueredo;
- Etiene Travassos Barbosa;
- Gustavo Abreu Vieira;
- Iara Regina Bednarczurk;
- Isabela Schwarz Mainardi;
- Janini Vieira Marques;
- José Gilvan Costa;
- Karla Andreia da Silva Pinheiro;
- Loide Gomes da Costa;
- Luciano Cunha de Abreu Rodrigues;
- Marleide Socorro Cavalcante Inácio;
- Marta Gardênia Barros;
- Maurício Elias Zouein;
- Rodrigo de Almeida Baraúna;
- Rosicleide Silva Martins;
- Sandra Maria de Morais Gomes;
- Sheneville Cunha de Araújo;
- Vanderleia Ferreira; e
- Vângela Maria Isidoro de Morais.
BÁRBARA CARVALHO