Em audiência no Ministério dos Direitos Humanos com a Ministra Macaé Evaristo o deputado Albuquerque denunciou os números alarmantes / Foto: Divulgação /
Na tarde desta quinta-feira (18), o deputado federal Albuquerque (Republicanos/RR). Esteve em audiência com a ministra dos Direitos Humanos e Cidadania Macaé Evaristo para denunciar os altos números de casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes em Roraima. O parlamentar pediu uma ação por parte do ministério em conjunto com outros entes que participam da rede de proteção para reduzir os índices.
Estudo divulgado recentemente pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelou os Estados com as maiores taxas de Estupros de crianças e adolescentes no Brasil. Roraima é o terceiro no hankig com 228,7 casos a cada 100 mil habitantes ficando atrás apenas de Rondônia e Mato Grosso do Sul.
Entre 2021 e 2022, os casos de estupro e estupro de vulnerável cresceram 26,4% na Amazônia Legal — mais que o dobro do aumento nacional, que foi de 12,5%. No ano seguinte, a taxa de violência sexual contra crianças e adolescentes foi de 141,3 casos por 100 mil. Esse número representa um índice 21,4% acima da média nacional: 116,4 casos por 100 mil. Em Boa Vista (RR), foram registrados 240,4 casos, a segunda capital do Brasil em números proporcionais.
De acordo com Albuquerque, o poder público não pode virar as costas para os números alarmantes e precisa construir políticas para proteger as crianças e adolescentes. “Estamos aqui hoje com a ministra Macaé para buscar soluções e definir ações que precisam ser tomadas. Estou a disposição para somar com este trabalho”, afirmou o deputado.
DA REDAÇÃO